Aluno de Pós-Gradução do Campus Urutaí registra patente de projeto premiado em evento

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 13h48 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 16h37 | Acessos: 1041

O projeto foi premiado com o primeiro lugar no John Deere Day, evento promovido pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão no mês de novembro.

Durante o período do Programa de Mestrado em Proteção de Plantas no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Paulo Diniz Junior, Engenheiro Agrícola formado na primeira turma do curso no campus local, sob orientação do professor Drº. Marco Antônio Moreira de Freitas, atual representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Urutaí, desenvolveu um sistema de pulverização.

Antes mesmo da defesa de sua tese, o aluno Paulo Diniz, com a ajuda do também aluno, Laerte Mendonça Neto, realizou o depósito da patente, solicitado pelo NIT do campus local. O projeto foi intitulado como Processos, Sistema de Pulverização por Nebulização de Calda com Frequência Ultrassom e Indução Eletrostática e Usos, registrado com o número BR 10 2018 074987 0. Foram registrados como inventores Paulo Diniz Junior, Marco Antonio Moreira de Freitas, Mario Machado da Silva Junior e Laerte Mendonça Neto.

De acordo com o desenvolvedor do projeto, Paulo Diniz Junior, trata-se de um sistema de pulverização por nebulização de calda utilizando frequência ultrassom e indução eletrostática, acoplável a veículo de tração motora, onde o equipamento possibilita transformar a calda presente no tanque em uma nevoa por meio de sua atomização, utilizando transdutores piezoelétricos. “Esse processo de nebulização irá gerar gotas ultrafinas, menores que 50 μm, sendo assim receberá carga elétrica de alta tensão pulsante, eletrificando a calda e promovendo a redução de deriva”, explica Paulo.

O orientador do aluno Paulo Diniz, o professor Marco Antônio Moreira de Freitas também explica que o invento se enquadra dentro do ramo de tecnologia de aplicação e tem como finalidade minimizar os problemas relacionados à aplicação de produtos agrícolas como a deriva. No entanto ela poderá ser usada também na climatização e desinfestação de ambientes e controle de endemias agrícolas e urbanas.

No mês de outubro de 2019, durante o evento John Deere Day promovido pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, o projeto desenvolvido foi exposto e submetido a avaliação, tendo como autores Paulo Diniz Junior, Marco Antônio Moreira de Freitas, Mario Machado da Silva Junior e Laerte Mendonça Neto. Entre as doze apresentações realizadas no evento, o projeto Sistema de Pulverização foi premiado com o primeiro lugar.

Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas – Tem como objetivo principal a qualificação de recursos humanos para a produção, aplicação e transferência de tecnologia e inovação em fitossanidade, nas áreas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. Podem-se inscrever ao processo seletivo portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC na grande área de Ciências Agrárias ou áreas afins, preferencialmente inseridos no mercado de trabalho e atuantes na área de Proteção de Plantas. O Mestrado Profissional em Proteção de Plantas tem como objetivo principal a qualificação de recursos humanos para a produção, aplicação e transferência de tecnologia e inovação em Fitossanidade.

Processo Seletivo - Prorrogado o prazo de inscrição para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para realizar a inscrição. Clique aqui e acesse o Processo Seletivo.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí