Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Urutaí cria comissão para controlar e monitorar animais errantes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 15h11 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 16h45 | Acessos: 569

A comissão possui caráter consultivo e fiscalizatório, tendo por finalidade elaborar propostas à direção, bem como pareceres técnicos sobre o assunto.

A presença constante de animais errantes nas dependências do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) pode trazer riscos à saúde pública, visto a possibilidade de transmissão de doenças e traumas por mordedura à comunidade acadêmica, bem como acidentes automobilísticos, além de comprometer o bem-estar dos próprios animais. Para essas situações é importante ressaltar a existência da lei federal Nº 13.426/ 2017 que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos e dá outras providências, bem como a lei estadual Nº 20.629/ 2019, que define e pune atos de crueldade e maus-tratos contra animais. 

Assim, compreende-se que as Instituições de Ensino Superior com comprovada expertise em Ciência Animal, podem auxiliar os órgãos municipais competentes, Secretarias de Saúde e Meio Ambiente na tentativa de resolver esta persistente problemática. Por esse motivo, é fundamental que sejam inseridas na Instituição, de maneira continuada, atividades de conscientização sobre a posse responsável, coibir o abandono e maus tratos aos animais, bem como promover parcerias com órgãos municipais, a fim de viabilizar a esterilização de animais errantes. 

Diante deste cenário, criou-se, por meio da Portaria n° 151 de 14 de julho de 2020, a Comissão de Controle e Monitoramento de Animais Errantes do IF Goiano - Campus Urutaí (CCMAE – IF Goiano - Campus Urutaí). Esta comissão possui caráter consultivo e fiscalizatório, tendo por finalidade elaborar propostas à direção, bem como pareceres técnicos sobre o assunto; fiscalizar as atividades de conscientização sobre guarda responsável e educação em saúde animal; monitorar os animais errantes presentes no Campus; propor parcerias com órgãos municipais; implementar, acompanhar e avaliar as políticas institucionais e ações da comunidade acadêmica, a fim de mitigar a problemática dos animais errantes no campus

Para desempenho dessas funções a CCMAE - IF Goiano - Campus Urutaí é composta pelos seguintes servidores do campus local: Maria Alice Pires Moreira, professora do curso de graduação de Medicina Veterinária; Pâmela Oliveira Martins Gomes, professora do curso de Licenciatura em Química; Carla Cristina Braz Louly, coordenadora do curso de Medicina Veterinária; Saulo Humberto de Ávila Filho, médico veterinário; Mariana Lucas Mendes, tradutora interprete de Língua de Sinais; e  Janaína Neves Estrela de Cantuário, Gerente da Assistência Estudantil.

Para obter mais informações sobre a CCMAE e suas ações, siga o perfil no Instagram, @ccmae_ifgoianourutai ou entre em contato pelo e-mail ccmae.urt@ifgoiano.edu.br.

 

Núcleo de Comunicação Social - Campus Urutaí

 

 

 

Fim do conteúdo da página