Evento sobre educação é realizado no Campus

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 20h08 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 15h32 | Acessos: 770

Debate marca evento sobre educação

Está semana aconteceu no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí o I Workshop sobre Temas Contemporâneos da Educação - I WTCE e Encontro Pedagógico 2018/1. O evento, que aconteceu entre os dia 05 e 09 de fevereiro e contou com a presença de professores, técnicos administrativos e estudantes tinha como objetivo principal promover a discussão sobre temas norteadores e atuais no âmbito educacional.

A abertura do evento contou com a presença do Magnífico Reitor do IF Goiano Prof. Dr. Vicente Pereira de Almeida, do Pró-Reitor de ensino do IF Goiano Prof. Dr. Virgílio Erthal, do Diretor-Geral do Campus Urutaí Prof. Dr. Gilson Dourado da Silva, do Diretor de Ensino do Campus Urutaí e Coordenador do Evento Prof. Dr Fernando Godinho, do Diretor de Extensão do Campus Urutaí Prof. Dr. Eduardo Viana e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Urutaí Prof. Dr. André Castro. Além disso, a abertura foi marcada pela mesa-redonda "Integração do ensino na Rede Federal de Ensino Tecnológico - Desafios e Possibilidades", a qual contou com a presença dos palestrantes Prof. Dr. Nilton Cometi, Profa. Dra. Mariana Romero, Prof. Dr.Alan Costa e do moderador Prof. Dr. Virgílio Erthal.

No segundo dia os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra "Adaptação curricular", ministrada pela Profa. Me. Keisyani Santos, ttendo como moderadora a Coordenadora do NAPNE, a Me. Mônica Canuto. A palestrante trabalhou com o tema de inclusão na educação, propondo um debate sobre educação inclusiva, educação especial, turmas heterogêneas, etc. O terceiro dia contou com a mesa-redonda "Educação e Juventude", com a participação dos palestrantes Me. Lucas Passos, Esp.Marisa Ferreira e do moderador Prof. Dr. Ricardo Diógenes. Os palestrantes expuseram temas sobre diferença entre gênero, sexo e sexualidade, homofobia dentro das escolas, bullying na escola, como abordar o agressor e a vítima e muitos outros. O quarto dia do evento foi marcado pelos grupos de estudos sobre os temas "Ferramentas digitais", "Gestão escolar", "Plataforma Moodle" e "Q-Acadêmico". Neste momento os participantes puderam se qualificar, discutir e propor soluções para problemas enfrentados no cotidiano escolar.

Além das palestras, mesas-redondas e grupos de estudos, o Workshop também abriu espaço para apresentação de trabalhos na modalidade oral. Os trabalhos apresentados foram avaliados por uma comissão científica que premiaram os seguintes trabalho: em primeiro lugar "Aprendendo sobre saúde e meio ambiente pelas lentes microscópicas: um relato de experiência vivenciado por um bolsista do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano", da apresentadora Natália Aparecida Campos, sob orientação da professora Dra. Aline Sueli Rodrigues; em segundo lugar "Prevenção ao uso de drogas entre escolares:ação para a conscientização", da apresentadora Carolina de Fátima Guimarães, em parceria com aprofessora Mestre Luciana Aparecida Siqueira; e em terceiro lugar "Políticas públicas educacionais: uma análise", da apresentadora Tainara Rodrigues Borges, com a parceria de Lorenna Gondim Silva.

Para o coordenador do evento, o I WTCE foi bastante proveitoso, pois proporcionou um espaço para discussão de temas relevantes e contemporâneas na educação. Fernando Godinho ainda ressaltou que toda a discussão não ficou somente no planto teórico, mas buscou-se apresentar soluções para os problemas apresentados.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí