Verticalização - Estudante conclui doutorado após ter iniciado no ensino técnico no IF Goiano

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h39 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h40 | Acessos: 477

Continuidade da pesquisa desde a graduação até o doutorado e amizade com professores foram os pontos mais relevantes para o sucesso do aluno.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) concedeu o título de doutor ao primeiro estudante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a concluir, em uma mesma instituição, os ensinos técnico e superior, mestrado e doutorado. O feito consolida a verticalização de ensino no IF Goiano, conforme prevê a lei de criação dos Institutos Federais. A defesa aconteceu na sexta-feira, 22, na sede do Campus Rio Verde.

Nelmício Furtado da Silva, que é rio-verdense, iniciou seus estudos no Campus Rio Verde, em 2008, quando ingressou no curso Técnico em Agropecuária. No mesmo ano, deu início ao bacharelado em Agronomia, formando-se em 2013. Nelmício optou pelos dois ensinos, pois na época não tinha certeza se teria condições de terminar a graduação.

Durante o curso superior, o então graduando ingressou na Iniciação Científica (IC), como bolsista (PIBIC/CNPq), e fez estágios em outras instituições de ensino renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP). Finalizando seus estudos na graduação, ingressou no curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia. Em 2014, após a defesa de sua dissertação, iniciou seu doutorado no mesmo programa.

Agora doutor, Nelmício reconhece quão gratificante foi ter percorrido esse caminho e destaca as possibilidades que lhe apareceram em decorrência da verticalização. "Terminei uma etapa e já pude iniciar outra, dando sequência à minha pesquisa", conta. E foi essa continuidade que deu a Nelmício a oportunidade de terminar o doutorado com mais de 80 artigos publicados.

Além da verticalização do ensino no IF Goiano, o reitor do Instituto, Vicente Pereira de Almeida, que participou da defesa da tese, reforça que o caso de Nelmício consolida também a interiorização da pós-graduação no Estado de Goiás. "Ver nosso aluno finalizando seu doutorado no IF Goiano, após ter entrado no ensino técnico, mostra que estamos colhendo bons frutos de um trabalho de sucesso da nossa Instituição", afirma.

Caminho – Nelmício lembra que fez a opção por ingressar no IF Goiano em decorrência da importância e reconhecimento que a Instituição tem na região desde a época em que o Campus Rio Verde era o Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (Cefet – Rio Verde).

Em dez anos de IF Goiano, Nelmício destaca não só o suporte da Instituição no que diz respeito ao ensino e infraestrutura oferecidos, mas também as relações estabelecidas ao longo do seu percurso no Instituto e que contribuíram para a consagração dos seus estudos. Foi o caso da amizade firmada com seu orientador, professor Marconi Batista Teixeira, que o orientou desde a graduação até o doutorado. “Ele (Marconi) mostrou que é possível cobrar, exigir resultados e ainda sim ser amigo”, relata.

A parceria deu tão certo que Nelmício recusou convites para fazer mestrado e doutorado em universidades como a USP. Explica que, apesar de se tratar de Instituições referência em ensino superior, optou por continuar seus estudos no IF Goiano por confiar na qualidade do ensino ofertado e por possibilitar desenvolver pesquisas que seriam aplicadas à sua realidade. “É melhor estar aqui e construir parcerias com empresas e pesquisadores que vão dar respaldo ao meu trabalho”, completa.

Com o doutorado concluído, Nelmício reconhece a importância dessa continuidade da pesquisa ao longo da graduação, mestrado e doutorado para o produto final do seu trabalho. “Aqui eu pude seguir minha pesquisa sem interrupções e chegar ao melhor resultado”, finaliza.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos, com informações da Assessoria de Comunicação Social - Campus Rio Verde