Visita técnica leva estudantes a Dataprev e Lab Hacker

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h25 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 17h47 | Acessos: 961

Entidades são vanguarda em relação a segurança de dados nacionais e incentivo à democracia participativa. Visita foi realizada por discentes matriculados em disciplinas de dados

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriano Braga, Ricardo Tadokoro e Thalia Santana

Estudantes do curso de Sistemas de Informação do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizaram visita técnica em Brasília nesta semana. A viagem, realizada no dia 10 de junho, teve como objetivo conhecer o trabalho realizado pela Dataprev e o Lab Hacker para segurança e transparência de gestão de dados.

A visita levou os estudantes das disciplinas de Mineração de Dados e Banco de Dados, ministradas, respectivamente, no 7º e 3º períodos do curso de Sistemas de Informação, para conhecerem as rotinas, tecnologias e visão estratégica dos órgãos. De acordo com o diretor de Ensino do campus, Adriano Braga, a ação visa abranger o conteúdo aplicado em sala de aula mostrando as aplicações em departamentos de referência.

Inicialmente, na parte da manhã, os acadêmicos conheceram a Dataprev, que é uma empresa pública responsável por fornecer soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para diversas políticas sociais nacionais. A atenção se direcionou ao serviço de armazenamento de dados, que é realizado em três centros de armazenamento (data centers) da Dataprev, localizados em Brasília, DF, Rio de Janeiro, RJ, e São Paulo, SP. Foram mostrados os sistemas de redundância e segurança, como a replicação dos dados, e rotinas de manutenção.

Na parte da tarde, os estudantes conheceram o Lab Hacker, um laboratório criado em 2014 na Câmara dos Deputados com intuito de estreitar a agenda legislativa do debate sobre tecnologias. A equipe é formada principalmente por servidores das áreas de TI e Comunicação, e foca seus trabalhos no desenvolvimento de mecanismos de transparência e promoção de democracia participativa. Entre as ferramentas desenvolvidas pelo laboratório estão a Audiência Interativa, em que você consegue, on-line, sugerir correções em textos sendo apresentados, e a Retórica Parlamentar, que possibilita saber quais foram os assuntos mais comentados pelos parlamentares em determinada época.

Braga chama atenção para os serviços desenvolvidos nos dois departamentos. Do ponto de vista do Lab Hacker, é uma inovação no sentido de participação política que se destaca internacionalmente. Já a Dataprev pode ser considerada estratégica para o País, pois armazena dados relacionados a diversas políticas públicas, como previdência, Bolsa Família, seguro-desemprego e outros. Além disso, atende a órgãos variados, como, por exemplo, a Receita Federal e a prefeitura da cidade de São Paulo. “São serviços públicos, realizados com servidores concursados, e de extrema qualidade”, destaca o professor.

Ascom Campus Ceres (com informações de Adriano Braga)