IF Empreendedor engaja estudantes na criação e gerenciamento de empresas

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 16h52 | Última atualização em Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 00h10 | Acessos: 665

Iniciativa envolve todos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Ceres. Empresas laboratório criadas ofertarão produtos e serviços até o fim do ano letivo

Por Tiago Gebrim
Fotos: Flávio Cardoso; divulgação do projeto IF Empreendedor

Estudantes de 2ª série do Ensino Médio Técnico do Campus Ceres colocaram em prática desde o mês de outubro o projeto IF Empreendedor. Criado dentro da disciplina de Administração e Empreendedorismo, comum aos cursos de Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente, o projeto visa trazer aos estudantes o cotidiano de uma empresa, com estratégias de análise, pesquisa de mercado, gerenciamento, planejamento, entre outras.

“O projeto surge da importância com que o tema tem sido debatido no contexto da formação profissional nas instituições de ensino, seja no nível técnico, tecnológico, graduação ou até mesmo na pós-graduação”, explica Flávio Cardoso, responsável pela disciplina. Ele enfatiza o interesse no assunto se relaciona à contribuição do empreendedorismo com a formação de novas empresas, que têm potencial de contribuir com o desenvolvimento regional, gerando novos empregos e renda.

A ideia foi promover um laboratório para o desenvolvimento de práticas empresariais, como simulação da criação de uma empresa, gestão, desenvolvimento e venda de produtos. As práticas empreendedoras ocorrem dentro da disciplina de Administração e Empreendedorismo, e promovem integração com outras áreas e laboratórios do campus, tais como a Agroindústria, para produção de alimentos, e Informática, para fotografias digitais.

Além dos benefícios à sociedade, o estímulo ao empreendedorismo pode contribuir com o direcionamento da vida profissional dos estudantes, opina Cardoso: “pode ser uma alternativa à crise de empregos e também uma forma de melhorar a empregabilidade dos egressos”, salienta. Os conteúdos trabalhados já dão uma pista sobre isso, ao envolverem, por exemplo, noções básicas de administração, planejamento e marketing e introdução a contabilidade.

O IF Empreendedor terá duração de 8 semanas, sendo realizado no 4º bimestre do ano letivo – os três primeiros bimestres foram compostos por aulas teóricas. Aproximadamente 190 estudantes estão envolvidos, tendo sido criadas 13 empresas laboratório, nos ramos de alimentação, ornamentos corporais, fotografia e entretenimento.

Ascom Campus Ceres