Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres ganha caminhão para projeto Baú da Ciência

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 08 de Agosto de 2020, 00h21 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 18h02 | Acessos: 1102

Veículo será o primeiro laboratório itinerante do Vale de São Patrício, e vai atender a instituições e eventos

Por Tiago Gebrim
Foto: Cleiton Mateus

 

Levar a Ciência para além dos ”muros” da instituição de ensino: o anseio pode parecer utópico, mas consiste no principal objetivo do projeto Baú da Ciência, do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A iniciativa, de cunho multidisciplinar, teve grande avanço em junho deste ano, com o recebimento de um caminhão baú, doado pela Receita Federal do Brasil.

O projeto faz parte de um leque de iniciativas propostas pelo Campus Ceres, denominado Vale da Ciência, que consistirá em um parque interativo de ciência no Vale de São Patrício. Para o diretor-geral, Cleiton Mateus, a ideia do Parque é “implementar ações de motivação e inserção de atividades científicas interativas na educação, contribuindo com a popularização da ciência nesta região”.

O Baú da Ciência, desde sua concepção, visava a montagem de um museu de ciências itinerante, que pudesse ser levado às escolas, instituições de Ensino Superior, feiras, entre outros espaços. O caminhão baú amplia e muito as possibilidades, uma vez que consiste em um espaço de 14,5 m por 2,6 m. “Nossa intenção é montar uma estrutura móvel que permita levar ciência, com foco nas Ciências da Natureza – Biologia, Química, Física, Matemática, e também em Informática e Robótica”, explica Cleiton Mateus, que salienta como “fundamental” para a continuidade do projeto a doação do veículo, feita pela Receita Federal.

 


Interior do caminhão, que será adaptado para o projeto. Espaço é de 37 m²

 

Gustavo Ferreira, docente do IF Goiano e um dos responsáveis pelo Baú da Ciência, enfatiza que “o projeto fortalece as relações Instituto-escola, Instituto-comunidade, permitindo a divulgação científica em um momento de intenso negacionismo científico. Além de ser um incentivo à Ciência e a Educação, entendendo-as como parte fundamental de uma formação cidadã e de um País mais justo”.

O desafio agora é fazer as adaptações necessárias, como instalações elétrica e hidráulica, e adquirir os kits laboratoriais, que serão usados para montar a estrutura interna do laboratório itinerante. Os kits, que atenderão às áreas de Ciências da Natureza e de Tecnologia da Informação, serão selecionados por docentes do próprio Campus Ceres, que irão avaliar as melhores opções disponíveis. A aquisição será possibilitada por meio de parcerias, a serem feitas com entidades interessadas em participar do Baú da Ciência.

O diretor-geral, Cleiton Mateus, está otimista com o projeto, e explica que a maior dificuldade já foi vencida. “Eu agradeço ao delegado da Receita Federal em Goiânia, José Aureliano de Matos, pela parceria e sensibilização com a proposta do Baú da Ciência. Sem a doação, dificilmente a Instituição teria avançado na consolidação do projeto, pois não há recursos orçamentários para custear a ação”, conta o diretor.

Com o Baú da Ciência em operação, o Campus Ceres estará pronto para participar de eventos em diversas cidades do Vale de São Patrício, desde seminários até feiras e exposições. Na forma atual, o deslocamento é difícil, pois exige retirada de equipamentos em uso nos laboratórios físicos e a cessão de espaço. “Essa é nossa intenção, contribuir com a popularização da ciência na comunidade, e mostrar a força do IF Goiano na produção e divulgação científicas.

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página