Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Pesquisa avalia aplicação biotecnológica de fungos do Cerrado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 16h20 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 16h39 | Acessos: 400

Projeto estuda fungos encontrados em caules de árvores frutíferas e sua aplicabilidade na indústria biotecnológica

Por Tiago Gebrim e Laryssa Silva 
Fotos: Flávia Abrão

 

Desde o início do isolamento social em Goiás, em março de 2020, para contenção da pandemia de Covid-19, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) permanece realizando suas atividades de pesquisa e extensão, além do ensino, adaptado para Educação a Distância (EaD). Entre a as ações de pesquisa em desenvolvimento ao longo do ano, destacamos hoje a Atividade enzimática de fungos presentes em caules de árvores frutíferas do Cerrado goiano.

Coordenada pela doutora em Zootecnia Flávia Abrão, professora da casa, a pesquisa tem como objetivo buscar, entre os fungos presentes no Cerrado, aqueles que possam ter aplicação na indústria biotecnológica. “O projeto tem esse cunho – científico e biotecnológico – e é parte de um estudo muito maior, que poderá desenvolver vários produtos que auxiliarão tanto a produção animal quanto em produtos de uso humano”, conta Flávia.

A primeira etapa metodológica é o isolamento e identificação dos principais grupos de fungo associados aos caules de árvores frutíferas. Posteriormente é feita avaliação das atividades enzimáticas destes fungos, e as cepas com potencial interesse e aplicabilidade são isoladas numa micoteca, no Laboratório de Microbiologia. A partir daí serão desencadeados outros estudos, mas aprofundados, para avaliar a aplicabilidade prática destas cepas nos mais diferentes campos da pesquisa, como no uso de probióticos na alimentação animal, produtores potenciais de exoenzimas para serem multiplicadas na indústria biotecnológica, e uma outra série de aplicações.

 

 

 

Equipe IF na Cidade – adaptado pela Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página