Com 03 anos, Poesia Hoje segue incentivando e divulgando literatura

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 11h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 20h29 | Acessos: 518

Projeto atualmente tem funcionado com gravações em casa, ampliando o alcance de participações

Por Tiago Gebrim e Equipe IF na Cidade
Foto: divulgação Poesia Hoje

Desde 2018, semanalmente, um grupo de estudantes se reúne para fazer algo que alivia a alma: declamar poesia e divulgar o ato por meio das redes sociais. Inicialmente gravando em salas de aula vazias, já em 2018 o grupo passou a usar a sala de videoconferência do Campus Ceres, dinamizando e profissionalizando as gravações.

O projeto foi criado pelo docente Dione Uéster, professor substituto do campus à época, e caiu no gosto dos estudantes do Ensino Médio Técnico e graduações. Cada semana um participante diferente se aventura no que é uma verdadeira performance, muitas vezes exigindo diversos ensaios e tomadas, para declamar o texto, autoral ou não.

O objetivo do Poesia Hoje é “ajudar as pessoas por meio da arte, melhorando a recitação, a expressão e a autoestima”, explica a equipe. Pensando-se nas poesias autorais, o projeto colabora ainda para “aflorar a criatividade, favorecendo a produção de novos poemas e músicas”. Além disso, favorece a divulgação e vivência literária e musical para pessoas de diversas camadas sociais, explica a equipe.

Neste ano de 2020, em que completa três anos, o sofreu adaptações devido à pandemia de Covid-19: para manter-se ativo, as gravações têm sido feitas pelo próprio participante, em sua residência. O novo formato começou em setembro e já teve até participante internacional, com vídeo encaminhado por estudante mexicano.

O Poesia Hoje é atualmente coordenado pela professora Solange Corsi, que no Campus Ceres representa o Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif), grupo cujo Poesia Hoje integra. No momento já soma mais de 60 vídeos divulgados em seu canal no Youtube, incluindo os produzidos nos dois primeiros anos.

Equipe IF na Cidade – adaptado pela Ascom Campus Ceres