Estudantes de Ciências Agrárias expõem dioramas temáticos

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h11 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 17h24 | Acessos: 509

Evento se originou de proposta da disciplina de Estatística Experimental, comum aos cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus Ceres

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Na noite desta terça-feira, 28 de junho, estudantes das graduações em Ciências Agrárias do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizaram uma apresentação de dioramas baseados nos conteúdos aprendidos na disciplina de Estatística Experimental. Foram apresentados 13 trabalhos, que aliavam a estatística a pesquisas nas áreas agronômica e zootécnica.

A iniciativa foi da professora Flávia Abrão Pessoa, responsável por ministrar as disciplinas para os cursos. O desafio foi proposto ao início do semestre, e a escolha do tema abordado foi livre, indo ao encontro da preferência de cada grupo. Os tópicos estatísticos, contudo, foram sorteados, sendo de responsabilidade dos estudantes vincular seu tema escolhido com a abordagem estatística definida.

Conversamos com a professora Flávia Abrão durante o evento, que ocorreu no galpão principal do Prédio dos Cursos de Pós-Graduação, no período noturno.

Qual o objetivo do evento? Como podemos definir os dioramas?

Esse é um evento que está reunindo os estudantes da Agronomia e Zootecnia visando transformar o conhecimento da estatística em um projeto em 3D. Então, a ideia é fazer exposição dos dioramas, por meio da exposição de áreas experimentais de forma tridimensional. Os dioramas são miniaturas realísticas de áreas projetáveis. Por exemplo, quantas vezes a gente vai num vai em um shopping e vê às vezes aquelas propostas de venda de apartamento, resorts... eles fazem uma miniatura realística daquela área. Então o diorama tem esse propósito. Não é uma simples maquete, quanto mais fiel for a condição da área melhor.

A avaliação será feita pelos critérios da aplicação dos conhecimentos estatísticos?

O que vai ser avaliado hoje por meio dos jurados: da criatividade, riqueza de detalhes, ao embasamento estatístico de fato. Então aqui temos projetos montados em parcelas subdivididas, em ensaios fatoriais, em delineamentos inteiramente ao acaso ou em blocos ao acaso. Eles estão literalmente representando as pesquisas que são feitas no Campus Ceres ou em outras unidades. Só que agora, em projetos do propósito, do interesse de cada um. O tema é livre, o único requisito é que seja dentro das Ciências Agrárias – o desafio foi lançado e agora a criatividade é com eles. Cada grupo aqui hoje vai ter que vender o peixe.

Quanto tempo eles tiveram pra elaborar e montar os dioramas?

A proposta do veio mais ou menos no início do semestre, só que o sorteio dos temas [de abordagem estatística] depende do repasse do conhecimento, então somente no momento que a gente terminou de apresentar os ensaios experimentais, os delineamentos experimentais, é que eles puderam começar. Basicamente, um mês.

Como foi feito o sorteio do tema estatístico?

Totalmente ao acaso, de forma aleatória. Nós definimos os tópicos estatísticos e eles ficaram livres para montarem grupos de até cinco estudantes. Também teve quem optou por fazer sozinho, e isso ficou bem livre, quem se sente à vontade de trabalhar de forma individual foi respeitado e quem quis trabalhar em grupo, também. Os temas estatísticos então foram sorteados, mas a área de aplicação é livre. Então, teve gente que escolheu por afinidade a produção leiteira, outros a área da avicultura, outros a produção de milho...

A ideia é tornar essa exposição permanente?

É a primeira vez que a gente faz, tentando trazer uma forma mais lúdica de trabalhar estatística e também vendo o quanto eles conseguiram aprender da parte teórica. Então é literalmente pegar o conhecimento dado em sala de aula e planejar um experimento, uma pesquisa. Vamos ver se irá ter permanência para os próximos ciclo no geral.

Esse evento substitui a Gincana de Estatística?

Não. A gincana vem na Estatística Básica, né? Que é o momento em que os estudantes aprendem só a caracterizar dados, representar por meio de gráfico. Aqui eles já têm o poder de planejar e interpretar dados, né? Gerando conhecimento. Então aqui já é a parte mais avançada da estatística.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres