Cursos técnicos: divulgado edital do Processo Seletivo

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 22h50 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 15h24 | Acessos: 1324

Serão ofertadas 280 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Classificação dos estudantes será feita via sorteio

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga nesta terça-feira, 08 de novembro, o edital de seu Processo Seletivo 2023 para ingresso em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Serão ofertadas 280 vagas, divididas entre os cursos de Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente (veja mais abaixo). As inscrições serão gratuitas e realizadas on-line, de 10 de novembro até 13 de dezembro.

Diferentemente de anos anteriores, em 2022 a classificação dos candidatos ocorrerá por meio de sorteio de vagas. Funcionará assim: após o fim das inscrições, a comissão de seleção fará a classificação dos candidatos conforme a opção de curso e reserva de vagas (cotas) escolhida. Caso haja mais candidatos que o número de vagas, será feito o sorteio eletrônico, transmitido em tempo real via Google Meet.

Informações
 sobre inscrições - A partir do dia 10 de novembro, o candidato deverá acessar a página ifgoiano.edu.br/ceres e escolher o curso para o qual deseja concorrer, e também o perfil de reserva de vagas (cotas) disponível, conforme o quadro no fim dessa notícia. Tendo escolhido o curso, ele deverá fazer sua inscrição, preenchendo todos os dados e informando seu CPF, que é obrigatório para essa etapa. Até o fim do período de inscrições, o candidato poderá optar por trocar sua opção de curso ou de cotas.

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio têm duração de 03 anos, em turno integral, e são ofertados para os estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental. Ao concluir o curso no IF Goiano, o estudante terá diploma único em que constará o Ensino Médio e a formação técnica escolhida.  As opções disponíveis são Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente.

Reserva de vagas –
 Todos os cursos possuem vagas reservadas para quem estudou todo o Ensino Fundamental em escola pública (não inclui escolas conveniadas, paroquiais, entre outras). Nestes casos, o estudante poderá optar por uma das nove opções de reserva de vagas (cotas), conforme o quadro a seguir:

DESCRIÇÃO

A QUEM SE DESTINA

RI - Renda inferior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa).

RI-PCD - Renda inferior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), com deficiência.

RI-PPI - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RI-PPI-PCD - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

RS - Renda superior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda.

RS-PCD - Renda superior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, com deficiência.

RS-PPI - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RS-PPI-PCD - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

ARQ - Assentados e Remanescentes quilombolas

Candidatos egressos de escola pública, oriundos de assentamentos da Reforma Agrária ou Remanescentes quilombolas.

Em caso de dúvida, o candidato deverá enviar um e-mail para a Comissão do Processo Seletivo, pelo endereço selecao.ce@ifgoiano.edu.br ou pelo número de WhatsApp institucional +55 62 3307 7100.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres