Conheça o Dia C da Ciência

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h49 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 19h14 | Acessos: 1123

Projeto encabeçado pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras quer mostrar à comunidade como a ciência se faz presente no cotidiano. O objetivo é reforçar, em âmbito nacional, a importância dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação

Instituições de ensino e pesquisa de todo o País estão envolvidas no projeto Dia C da Ciência, uma proposta de mobilização nacional para divulgação da importância da pesquisa e do desenvolvimento científico para a sociedade. O evento ocorrerá em diversas unidades e campi, simultaneamente, no dia 25 de outubro, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A iniciativa, que surgiu com o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, quer conscientizar a população brasileira sobre a importância dos investimentos públicos para realização de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Conforme exibido na página nacional do Dia C da Ciência, “o objetivo é realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão”. A ideia é esclarecer a população sobre o importante papel desempenhado pelas universidades, Institutos Federais (IFs) e centros de pequisa para o desenvolvimento nacional.

No Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), além do dia 25 de outubro, foram selecionadas outras datas para realização de atividades do Dia C da Ciência. A intenção é dar visibilidade ao projeto, alcançando pessoas dentro e fora da Instituição. Um dos pontos mais interessantes é o chamado Pint of Science (ou Caneca de Ciência), em que a proposta é se reunir em um ambiente descontraído, como cafés ou bares, para debater, esclarecer e informar sobre os avanços científicos em áreas diversas e estudos e projetos em realização.

Confira a programação:

DATA/ HORÁRIO

ATIVIDADE

18 de outubro, a partir das 8h50

Divulgação do dia C da Ciência

25 de outubro, todo o dia

Campus Ceres do IF Goiano;

Prefeitura de Ceres;

Banco do Brasil - Ag. Ceres

Apresentação de trabalhos científicos, vitrines de campo e estandes

08 de novembro, a partir das 17h

Feira do Produtor de Ceres

Divulgação do projeto, curiosidades científicas e importância da ciência para produção alimentícia.

14 de novembro, a partir das 8h50

21 de novembro, a partir das 20h45

Apresentação de Trabalhos Científicos

22 de novembro, a partir das 21h