Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres recebe visita de pesquisadores da Unesp e UniEvangélica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h01 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 09h45 | Acessos: 1059

Grupo reuniu-se com gestores e coordenadores de curso para analisar possíveis parcerias entre Unesp, UniEvangélica, UnB e IF Goiano. Três áreas de trabalho foram definidas

(Crédito: Cleiton Mateus)
imagem sem descrição.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) estiveram nesta sexta-feira, 06 de abril, no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), onde reuniram-se com a equipe diretiva e os coordenadores de cursos da unidade. O grupo, que representava também a Universidade de Brasília (UnB), discutiu a formação de parceiras e pesquisas envolvendo as quatro instituições.

A reunião ocorreu na parte da manhã, e envolveu, inicialmente, a apresentação dos grupos e núcleos de pesquisa da Unesp e da UniEvangélica, que atualmente desenvolvem, também com participação da UnB, o projeto Novas fronteiras no Oeste: relação entre Sociedade e Natureza na microrregião de Ceres, em Goiás. O projeto foi firmado por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) da Capes, e teve como objetivo investigar os efeitos socioambientais decorrentes da expansão agrícola na microrregião, a partir de 1940, conforme explicou o professor Antônio César Leão, do Campus Presidente Prudente da Unesp.

A partir da apresentação do Novas fronteiras no Oeste, os gestores e coordenadores do Campus Ceres e representantes das instituições analisaram outras iniciativas que podem ser firmadas entre estas instituições e o IF Goiano. Além de futuros editais do Procad/ Capes, considerou-se oportunidades de outra agências de fomento e também acordos de cooperação técnica.

Durante as explanações, os coordenadores de curso de graduação e de pós-graduação do Campus Ceres identificaram as principais temáticas que poderiam ser trabalhadas pela unidade, análise que considerou, além dos focos de atuação da Instituição, a infraestrutura laboratorial do campus. Três focos de trabalho foram definidos:

  • - Meio Ambiente e recursos hídricos;
  • - Produção Agropecuária; e
  • - Saúde dos trabalhadores.


Para o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, parcerias como essas possibilitam ao Campus Ceres avançar no desenvolvimento científico e na sua função social de buscar solução para as demandas apresentadas regionalmente, por empresas e comunidade em geral. Uma nova reunião ficou agendada para o mês de maio, na qual espera-se analisar e delinear propostas de projetos e ações.

Ao fim do encontro os pesquisadores fizeram uma visita pelos departamentos do Campus Ceres, a fim de observarem as potencialidades da unidade para desenvolvimento de estudos e realização de análises.



Apresentação do docente Antônio Leão, da Unesp, acerca de resultados obtidos no projeto Novas fronteiras no Oeste (Crédito: Paulo Ricardo Leite)

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página