Unidade de Pesquisa em Cana-de-açúcar inicia atividades

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 22h02 | Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 17h17 | Acessos: 1544

Fruto de parceria com usina local, a área será destinada a condução de pesquisas voltadas à produtividade da cana-de-açúcar. Ao todo, acordo contemplará 12 itens, entre eles a preservação de mata ciliar

Texto: Tiago Gebrim
Fotos: Henrique Oliveira

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Usina CRV Industrial, do município de Carmo do Rio Verde, iniciaram as atividades para pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Unidade de Pesquisa em Cana-de-açúcar (UPCA). A parceria visa aprimorar em diversos âmbitos as técnicas para cultivo de cana ao mesmo tempo em que propicia uma grande oportunidade de pesquisas a serem desenvolvidas pelos professores e estudantes do IF Goiano.

Ocupando aproximadamente 30 hectares contíguos ao Campus Ceres, a área onde está instalada a UPCA foi cedida pela CRV Industrial. Conforme o acordado, a empresa é responsável pelo plantio da cana-de-açúcar, que ao fim do ciclo será destinada totalmente ao uso da usina. Em contrapartida, os pesquisadores do campus poderão utilizar a plantação para aplicação de técnicas em variados âmbitos, com finalidade de desenvolver pesquisas visando o aumento da produtividade e conservação ambiental.

“A produtividade será baseada em pesquisas que iremos conduzir na área. Testaremos, por exemplo, níveis de adubação diferentes do atualmente empregado e mostraremos qual propicia melhor resultado. Dentro da Irrigação, nossos esforços serão no sentido de aumentar a eficiência de uso da água E aí já teremos impacto em dois aspectos: produtividade e gestão da água”, explica o pesquisador Henrique Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado (PPGIC) do campus.

O pontapé para a criação a UPCA ocorreu por intermédio do PPGIC, que propôs uma reunião em agosto de 2017. Nela, gestores da CRV Industrial e a equipe diretiva do Campus Ceres sentaram-se para propor o acordo e delinear a atuação de cada parte. Na opinião de Oliveira, o IF Goiano pode contribuir na realização de estudos aprimorados, por conta da equipe qualificada de que dispõe. “Nós temos doutores em fisiologia, solos, irrigação, máquinas agrícolas, entre outros. Nossa atuação será aplicar a técnica e verificar as que resultam em maior produtividade, com menor impacto”, explica.

Ao todo, a parceria atuará em nove diferentes pontos: adubação, análise de plantas, conservação do solo, fertirrigação, fitossanidade, irrigação, Fixação Biológica de Nitrogênio, avaliação de cultivares, mapeamento de áreas, mecanização agrícola, propagação in vitro e preservação de mata ciliar. Este último representou, inclusive, a primeira das ações executadas na UPCA, por meio do trote educativo promovido pelo Campus Ceres no mês de fevereiro. Na ocasião, os novos estudantes dos cursos técnicos efetuaram o plantio de aproximadamente 1.000 mudas de várias espécies, entre elas Cedro, Cagaita, Ipê e Baru.

Ascom Campus Ceres