Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Pesquisa no IF Goiano e redação científica são temas de palestras no VII Siic

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 17h18 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h46 | Acessos: 667

Evento ocorre entre 04 e 06 de junho, para avaliar os trabalhos oriundos de 67 projetos de iniciação científica em andamento

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

 


Fabiano Guimarães, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano

 

O Campus Ceres deu início nesta segunda-feira, 04 de junho, à sétima edição de seu Seminário Interno de Iniciação Científica. O evento ocorre anualmente com finalidade de avaliar a produção dos estudantes envolvidos em projetos de Iniciação Científica (Pibic e Pivic) e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Neste ano de 2018, pela primeira vez, o campus ultrapassou 100 estudantes envolvidos com a produção científica, em um total de 67 projetos em andamento.

A abertura, realizada no auditório do campus, trouxe duas palestras, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Fabiano Guimarães, e do professor emérito da Universidade de Brasília Maurício Pereira. Com o tema A pesquisa no IF Goiano: onde estamos e para onde vamos?, Guimarães falou sobre a evolução do número de pesquisas realizadas no âmbito da Instituição, focando na importância da Iniciação Científica como porta de entrada para a formação de novos pesquisadores.

O pró-reitor falou também sobre o perfil da pesquisa atual, que deve ser multidisciplinar, de âmbito institucional (abrangendo não somente um campus) e, preferencialmente, envolvendo a iniciativa privada. Conforme Guimarães, projetos com esse perfil despertam interesse em agências de fomento e conseguem resultados de relevância para publicações em revistas de alto impacto.

 


Professor Maurício Pereira, da Universidade de Brasília, que ministrou a palestra Artigos científicos: redigir e publicar com sucesso

 

A última palestra, ministrada pelo professor Maurício Pereira, teve enfoque na redação e publicação de artigos científicos. Tema de livro publicado pelo docente, a apresentação trouxe o passo a passo da escrita, mais especificamente a científica. Pereira contextualizou o tema com sua própria trajetória, enfatizando, antes de tudo, a importância do hábito da leitura para aprendizagem e domínio lexical. Para o professor, entre os pecados cometidos pelos acadêmicos está a escrita pouco clara ou muito rebuscada, a falta de revisão e, ao fim das etapas, o tratamento descortês com editores em caso de recusa. Em relação a isso, Pereira é assertivo ao dizer que é preciso buscar melhorar com os apontamentos em vez de rebater críticas.

 

Ao fim do evento, Maurício Pereira promoveu autógrafo de seu livro homônimo à palestra, disponibilizado para venda

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página