Campus Ceres realiza certificação do Programa Mulheres Mil

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 12h19 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h44 | Acessos: 839

Solenidade marcada por emoção certificou as 25 concluintes do curso de Processamento de Embutidos e Defumados

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Na noite desta quarta-feira, 05 de setembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a solenidade de certificação da turma 2018 do Programa Mulheres Mil. A cerimônia teve participação de 25 mulheres, de Ceres e Rialma, que concluíram o curso de Processamento de Embutidos e Defumados, ofertado no primeiro semestre desse ano.

Momento marcado por muita emoção, a solenidade foi iniciada com a participação da Banda de Percussão do campus, que se apresentou, sob regência da maestrina Jornada Moura, durante a entrada das concluintes no auditório. O ponto marcante, contudo, foram os depoimentos das participantes do Programa, exibidos em vídeo produzido pela coordenação local do Mulheres Mil.

Nas falas, valores como empoderamento, recomeço e abertura de perspectivas foram lembrados pelas concluintes como os mais importantes conferidos pelo Programa. “Gosto muito do projeto, porque ele já mudou muito minha vida. Por ele eu voltei a estudar, terminei [meus estudos] ano passado. É muito importante as pessoas não ficarem olhando pra trás ‘Ah, porque eu já estou velha, porque eu não posso...’ Não, tem que deixar tudo pra trás e seguir o seu sonho. Então, o Programa Mulheres Mil é uma porta aberta pras mulheres que querem seguir na vida, mudar a vida” opina a participante Maria da Penha Araújo.

Para Priscila Romão, participar do Programa auxiliou-a a desenvolver consciência sobre sua participação na sociedade como mulher. “Eu tenho descoberto muitas cosias que posso ser, e o curso pra mim tem sido ótimo. Desenvolveu muito meu pensamento, e tenho objetivos que quero alcançar, sonhos, que há muito tempo, às vezes por timidez eu não queria fazer. Mas agora, através desse curso, com professoras muito boas que explicam o que é ser mulher, eu hoje sou mais determinada e sei o que quero ser” conta a concluinte.

Impacto e transformação – Na opinião do pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, é perceptível o impacto que o Mulheres Mil faz na vida das participantes. Em sua fala, ele relembrou o destaque da depoente Helenice Souza sobre os direitos das mulheres. “Mulher têm direitos! E muitas mulheres não sabem que têm direitos. E muitos homens acham que mulheres não têm direitos. E aqui dentro, o jogo vira! Programas como o Mulheres mil ajudam a escola a chegar na comunidade e fazer o que ela deveria fazer: recuperação, virada de mesa”, conclui Nunes.

“Além do foco na formação cidadã, no aumento de consciência como cidadã, há a capacitação profissional, que poderá impactar direta ou indiretamente a vida dessas mulheres”, enfatiza o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus. Ele aproveitou o momento para destacar a importância da Instituição na transformação de vida das pessoas, seja em formação inicial e continuada ou em cursos de maior duração.

Encerrando a solenidade, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, falou às concluintes sobre como é emocionante ver a trajetória e o resultado obtido por elas. “Fiquei muito feliz em ver os depoimentos de vocês. Porque eu sei como vocês venceram barreiras para estarem aqui hoje. Vejo que participar do Programa despertou [o sentimento de] que são capazes, que podem ir muito além. E aprendizagem não tem época”, disse Almeida. E concluiu, citando Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros, mas a sabedoria se aprende é com a vida e os humildes”.

Concluintes recebem os certificados das mãos da mesa diretiva. Nas imagens acima, o reitor, Vicente Almeida, o diretor-geral, Cleiton Mateus, e a coordenadora local do Mulheres Mil, Cláudia Barros, posam para foto junto às certificadas

Ascom Campus Ceres

_____________________________________________________________________________

Notícia elaborada conforme as restrições vigentes para o período eleitoral