Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres realiza certificação do Programa Mulheres Mil

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 12h19 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h44 | Acessos: 839

Solenidade marcada por emoção certificou as 25 concluintes do curso de Processamento de Embutidos e Defumados

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

 

 

Na noite desta quarta-feira, 05 de setembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a solenidade de certificação da turma 2018 do Programa Mulheres Mil. A cerimônia teve participação de 25 mulheres, de Ceres e Rialma, que concluíram o curso de Processamento de Embutidos e Defumados, ofertado no primeiro semestre desse ano.

Momento marcado por muita emoção, a solenidade foi iniciada com a participação da Banda de Percussão do campus, que se apresentou, sob regência da maestrina Jornada Moura, durante a entrada das concluintes no auditório. O ponto marcante, contudo, foram os depoimentos das participantes do Programa, exibidos em vídeo produzido pela coordenação local do Mulheres Mil.

 

 

Nas falas, valores como empoderamento, recomeço e abertura de perspectivas foram lembrados pelas concluintes como os mais importantes conferidos pelo Programa. “Gosto muito do projeto, porque ele já mudou muito minha vida. Por ele eu voltei a estudar, terminei [meus estudos] ano passado. É muito importante as pessoas não ficarem olhando pra trás ‘Ah, porque eu já estou velha, porque eu não posso...’ Não, tem que deixar tudo pra trás e seguir o seu sonho. Então, o Programa Mulheres Mil é uma porta aberta pras mulheres que querem seguir na vida, mudar a vida” opina a participante Maria da Penha Araújo.

Para Priscila Romão, participar do Programa auxiliou-a a desenvolver consciência sobre sua participação na sociedade como mulher. “Eu tenho descoberto muitas cosias que posso ser, e o curso pra mim tem sido ótimo. Desenvolveu muito meu pensamento, e tenho objetivos que quero alcançar, sonhos, que há muito tempo, às vezes por timidez eu não queria fazer. Mas agora, através desse curso, com professoras muito boas que explicam o que é ser mulher, eu hoje sou mais determinada e sei o que quero ser” conta a concluinte.

Impacto e transformação – Na opinião do pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, é perceptível o impacto que o Mulheres Mil faz na vida das participantes. Em sua fala, ele relembrou o destaque da depoente Helenice Souza sobre os direitos das mulheres. “Mulher têm direitos! E muitas mulheres não sabem que têm direitos. E muitos homens acham que mulheres não têm direitos. E aqui dentro, o jogo vira! Programas como o Mulheres mil ajudam a escola a chegar na comunidade e fazer o que ela deveria fazer: recuperação, virada de mesa”, conclui Nunes.

“Além do foco na formação cidadã, no aumento de consciência como cidadã, há a capacitação profissional, que poderá impactar direta ou indiretamente a vida dessas mulheres”, enfatiza o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus. Ele aproveitou o momento para destacar a importância da Instituição na transformação de vida das pessoas, seja em formação inicial e continuada ou em cursos de maior duração.

Encerrando a solenidade, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, falou às concluintes sobre como é emocionante ver a trajetória e o resultado obtido por elas. “Fiquei muito feliz em ver os depoimentos de vocês. Porque eu sei como vocês venceram barreiras para estarem aqui hoje. Vejo que participar do Programa despertou [o sentimento de] que são capazes, que podem ir muito além. E aprendizagem não tem época”, disse Almeida. E concluiu, citando Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros, mas a sabedoria se aprende é com a vida e os humildes”.

 




Concluintes recebem os certificados das mãos da mesa diretiva. Nas imagens acima, o reitor, Vicente Almeida, o diretor-geral, Cleiton Mateus, e a coordenadora local do Mulheres Mil, Cláudia Barros, posam para foto junto às certificadas

 

 

Ascom Campus Ceres

 

_____________________________________________________________________________

Notícia elaborada conforme as restrições vigentes para o período eleitoral

Fim do conteúdo da página