Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Palestra Boato e Fake News:Conhecimento e Poder da Roma Antiga até os dias de hoje

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h51 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 09h59 | Acessos: 1537

A palestra ocorreu no dia 11, no auditório do Campus.

Ocorreu no dia 11 de junho de 2019, no período da tarde, no IF Goiano Campus Cristalina a palestra com o tema Boato e Fake News:Conhecimento e Poder da Roma Antiga até os dias de hoje, ministrada pelos professores Wendryll José Bento Tavares, professor de História e História da Arte no IF Goiano Campus Trindade, e o professor Hugo David Gonçalves, professor de História e Filosofia no IF Goiano Campus Cristalina. Na ocasião, os professores debateram sobre boatos e fake News ao longo da História da humanidade, nesse diálogo, também  apresentaram algumas definições dos termos boato, rumor e fama, que nasceram na Roma Antiga e como se relacionam ao longo da história da humanidade. Considerando-se a origem dos boatos, sua tipologia e suas formas de difusão os professores trouxeram exemplos de boatos que tiveram impactos na vida política em seus respectivos contextos. Essa abordagem visa apontar que as disposições relativas ao bem comum (política) podiam estar permeadas de assuntos debatidos na coletividade e que nem sempre tinham como princípio um acontecimento verificável. Mais ainda, para além da impossibilidade de se verificar uma origem precisa, foi demonstrado que a circulação desses boatos, e por consequência das chamadas fake News, dependem muito mais de uma disposição social em se acreditar no que se difunde. Isso quer dizer que existe um forte componente social que vai muito além da origem ou do tipo desses rumores, mas que tem ligação direta com a sociedade na qual essas narrativas circulam. Tal dinâmica tem tomado grandes proporções no âmbito da atividade política, tendo em vista a facilidade de difusão dessas notícias falsas e a intencionalidade em sua produção. Essa característica é justamente o que diferencia o boato das fake News: uma origem, uma materialidade, uma intencionalidade mais ou menos verificáveis. A atualidade do tema é importante pois pode servir de reforço para argumentações em situações como a redação do ENEM. Para a realização da palestra, a colaboração dos estudantes Emmanoel Hilário Martins Dal Ponte, Luís Henrique dos Santos Silva Leite e Rafaela Bassani Mühl e dos servidores Adriana Alves Pequeno da Silva, Andesson Brito Nascimento, Lauro Bücker Neto, Lucas Rodrigues de Amorim e Mário Lucio Alexandre foram fundamentais. A eles um especial agradecimento.

 

 

Assessoria de Comunicação e Eventos do IF Goiano Campus Cristalina - Texto: Professor Hugo David Gonçalves

Fim do conteúdo da página