Gestão de Ensino promove atividades extraclasse para os discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 11h32 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h23 | Acessos: 376

Com o objetivo de promover atividades extraclasse, a gestão de ensino do Campus Avançado Hidrolândia tem ofertado aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio palestras que ocorrem entre os módulos das aulas e atividades não presenciais realizadas no ambiente virtual. Os temas discutidos são transversais e visam a formação integral dos discentes.

imagem sem descrição.

No mês de agosto, foram realizadas duas palestras. Na primeira, intitulada “No trânsito, o sentido é a vida”, o professor Mestre Amivaldo Santos abordou vários aspectos legais e de conduta humana relacionadas a nossa vivência no trânsito. A segunda palestra, intitulada “Conhecendo a pessoa surda e um pouco da sua língua”, foi ministrada pelo Mestre Thiago Cardoso, professor do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, Campus Aparecida de Goiânia. As palestras foram realizadas via Google Meet e contaram com a participação de discentes de todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, docentes e técnicos administrativos do Campus Avançado Hidrolândia. As atividades são vinculadas ao Projeto #FiqueEmCasa desenvolvido pelo campus.

O docente Amivaldo Santos ressaltou que “as atividades extraclasse nesse momento de pandemia é uma alternativa a projetos que ainda não podem ser executados presencialmente, como por exemplo o projeto de educação para o trânsito que é desenvolvido anualmente com a participação dos estudantes por meio de projeto de extensão. Acrescentou ainda o professor que elaborou “uma palestra em ambiente virtual com o propósito de disseminar o conteúdo abordado no projeto que é Educação para o Trânsito, vez que esse tema é de interesse de todos, e foi oportuno para a participação do aluno Gustavo Lima do 3º TMSI, que participou da execução do último projeto. Gustavo palestrou sobre conteúdo que é apresentado às escolas de Hidrolândia sobre educação para o trânsito, inclusive trouxe relatos sobre a experiência de participar do projeto.” Gustavo Lima, que é discente do terceiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, destacou a importância que o projeto teve para ele, sobretudo pelo “conhecimento que adquiri na área do trânsito e foi bom repassar o meu aprendizado para o próximo.”

Já em sua exposição sobre a língua das pessoas surdas, o docente Thiago Cardoso relatou que “mais que passar noções de Libras, a conversa teve como foco principal explanar sobre o ser surdo e situações cotidianas que envolvam essa comunidade”. Thiago ressaltou que, “de acordo com o IBGE 2010, temos quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de surdez em nosso país e a maioria da população não sabe quase nada desse grupo. Daí a importância de compartilharmos o máximo possível de informações acerca deste tema. Espero que nossa conversa tenha plantado uma sementinha dentro de cada um presente e que eles e elas possam ter saído mais sensíveis do que chegaram em relação às pessoas surdas. Já que por muitas vezes estão a nossa volta e que, por desconhecimento, muitas vezes não os enxergamos”. Finalizou o professor afirmando aos alunos e aluna: “quem sabe possamos nos reencontrar no curso de Pedagogia Bilíngue para que continuemos estudando sobre o assunto.”

A discente Maísa Campos, matriculada no terceiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, participou da palestra ministrada pelo professor Thiago e comentou que “essa palestra/videoaula veio para mostrar que a fala não é a única forma de comunicação e para esclarecer  que  ao aprender  libras tornamos nossa comunicação  mais ampla, tornando o dia a dia das pessoas surdas tão comum quanto o de alguém que não é surdo. Assim, gerando mais oportunidades pra elas no meio social, acadêmico e profissional. Particularmente, eu já era muito envolvida com libras, sempre tive muita curiosidade e interesse e a palestra veio e me mostrou que tô no caminho certo para tornar o mundo um pouquinho melhor e mais igualitário”.

Os temas discutidos são de extrema importância para a formação dos alunos do campus Avançado Hidrolândia. Foram momentos de troca de experiência e muito aprendizado para todos os participantes.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia