Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove discussões sobre conhecimento científico, inteligência artificial e educação

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h47 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 16h27 | Acessos: 476

Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro de 2020 foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado Hidrolândia, com o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

O evento foi marcado por palestras e minicursos transmitidas pelas plataformas Youtube e Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Durante os três dias, foram realizadas discussões riquíssimas relacionadas ao papel da inteligência artificial em diversas áreas do conhecimento. Além disso, foram discutidas questões importantes relacionadas ao campo da educação.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira e contou com a presença de gestores do IF Goiano. Durante a mesa diretiva foi destacada a importância do papel da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Ainda na abertura do evento ocorreu a palestra intitulada: “Saiba o que é inteligência artificial - aprendizado de máquinas”, ministrada pelos professores Mestre Amivaldo Batista dos Santos e Mestre Júlio César Batista Pires.

Durante os três dias de evento foram realizados diversos minicursos, com temas variados. O professor Mestre Luís Fernando Vieira realizou o minicurso: “Experimentação agrícola com uso do Software R” que teve duração de três dias e foi destinado, principalmente, aos alunos de graduação e pós-graduação.

Destacando o uso das tecnologias, o professor Doutor Alexandre Silva ministrou o minicurso: “Utilização de ferramentas web”. Já o professor Mestre George Marra conduziu o minicurso: “Como sobreviver no mundo digital?” Com foco no uso da inteligência artificial na agropecuária foram realizados dois minicursos, o primeiro intitulado: “Rastreabilidade de produtos agropecuários”, ministrado pela Engenheira Agrônoma Fernanda Des Sillos Faganello. O segundo, por sua vez, discutiu a questão do uso da inteligência artificial na agricultura, conduzido pelo Mestre José de Souza Reis Filho.

Além dos minicursos, ocorreram três palestras transmitidas por meio de lives no canal do campus no Youtube. A professora Dra. Gabriela Nogueira trouxe discussões emergentes sobre o tema: “Lixo tecnológico-sociedade de consumo e educação ambiental”. Em comemoração ao Dia do Professor, o renomado professor Doutor José Carlos Libâneo realizou a palestra “Didática para o desenvolvimento humano”, que trouxe reflexões importantíssimas sobre o atual cenário da educação para este contexto de pandemia. Como encerramento do evento, a Professora Doutora Joana Peixoto ministrou a palestra “Tecnologias e formação de professores - questões emergentes e questões de sempre”, na qual promoveu uma reflexão sobre a realidade da educação em meio ao contexto da pandemia e os efeitos positivos e nefastos do uso exclusivo das tecnologias na educação nesse cenário.

O último dia do evento foi dedicado às apresentações dos projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos bolsistas de pesquisa e extensão do Campus Avançado Hidrolândia. Estas pesquisa foram executadas entre agosto de 2019 e julho de 2020.

Segundo o professor Doutor Paulo Alberto da Silva Sales, Diretor de Pesquisa do Campus e Presidente da Comissão Organizadora do Evento, “a SNCT 2020 promovida pelo Instituto Federal Goiano Campus Avançado Hidrolândia foi um sucesso. Há três anos frente à Direção de Pesquisa, foi sobretudo na edição deste ano, mesmo em um formato totalmente virtual e inovador, que tivemos ampla participação do público interno e externo ao campus. Foram três dias de intensas atividades diversificadas: palestras e minicursos voltados à temática central - inteligência artificial - bem como palestras transmitidas por lives via YouTube dos renomados pesquisadores da área da educação e do ensino Dr. José Carlos Libâneo e Dra. Joana Peixoto. Ressaltamos, também, as apresentações de pesquisas de iniciação científica e projetos de extensão apresentadas pelos bolsistas cujos trabalhos demonstram a seriedade e o compromissos dos jovens pesquisadores e dos orientadores do Campus Avançado Hidrolândia”.

A aluna do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Talita Oliveira Silva relata que “A SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) realizada pelo Campus Avançado Hidrolândia, apesar de ser realizada de forma remota, não perdeu sua qualidade. Ainda que tenha sido apenas uma semana, nos rendeu muitos aprendizados e experiências. O que eu mais gostei do evento foi a palestra apresentada pelo professor Libâneo, me incentivou muito a continuar seguindo os meus sonhos de ser uma futura educadora. As apresentações dos projetos de pesquisa e de extensão também tiveram grande eficiência, pois estendeu uma série de informações relevantes àqueles que participaram. Parabéns ao IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia pelo excelente evento”.

Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral, discente do quarto período do curso de Licenciatura em Pedagogia, destaca que “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi sem dúvida nenhuma, uma semana de muito aprendizado e conhecimento. Foram palestras com temas relevantes não só para a realidade do meu curso, mas também com temas que interessam à todas as pessoas. Professores muito bem capacitados, não tenho palavras para descrever o que foi o privilégio de ouvir o mestre Libânio ao vivo nos presenteando com tamanha clareza e exatidão sobre a educação”.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia