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Fake News é tema de Projeto Integrador no Campus Avançado Hidrolândia

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Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 00h46 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 16h52 | Acessos: 931

Desde 2017 realizando experiências de formação integrada por meio de semanas de integração, o IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, através de seu corpo docente, resolveu investir em uma proposta desafiadora este ano, trabalhar com todas as turmas dos Cursos Técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática em torno de um único tema: as Fake News.

Essa experiência de formação integrada se concretizou através do projeto integrador intitulado “Fake News: reflexões sobre um fenômeno contemporâneo”, que foi coordenado pelos professores Amivaldo Batista, Thays Vital e Rogério Chaves. A ideia que norteou o projeto foi a de promover a reflexão e o debate acerca de um tema, extremamente, atual e relevante, evidenciando as perspectivas das diferentes áreas do conhecimento que constituem os componentes curriculares tanto da Base Nacional Comum(BNC), quanto da Educação Profissional desses dois Cursos de Ensino Médio Integrado, objetivando, assim, problematizar esse fenômeno contemporâneo. 

Algumas indagações se colocaram como centrais, ao longo desse projeto integrador, como forma de provocar os alunos à reflexão e à compreensão sobre esse cenário complexo que vivemos: o que são as Fake News? Quais fatores podem ter gerado um ambiente favorável para a multiplicação de Fake News? Em que medida as Fake News são um sintoma dessa era chamada de Pós-Verdade? As pessoas disseminam notícias falsas porque acreditam que são verdadeiras? Até que ponto a proliferação de Fake News é prejudicial à vida social? As notícias falsas têm se constituído em uma ameaça a algumas conquistas da modernidade, em especial a legitimidade do discurso científico e as democracias contemporâneas? Como fazer frente a esse poder corrosivo das notícias falsas? Questões como essas nortearam a realização desse projeto integrador, uma proposta educacional que buscou compreender, sob a perspectiva da formação integrada, o fenômeno da disseminação de Fake News em suas dimensões política, filosófica, tecnológica, cultural e social, valendo-se dos instrumentais explicativos de diversas áreas do conhecimento científico envolvidas no projeto. Por isso, quase todas as disciplinas foram envolvidas no projeto e os encontros se deram por meio de regências compartilhadas entre docentes da Base Nacional Comum e das áreas técnicas. 

Durante as duas semanas de integração, ocorridas entre os dias 03 e 14 de novembro, houve diversos encontros virtuais entre professores e alunos por meio do Canal do YouTube do Campus Hidrolândia e pelas plataformas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e Google Meet. O projeto foi organizado em três eixos. Durante a primeira semana, trabalhando com todas as turmas de Ensino Médio Integrado, o chamado “Eixo comum” abordou temáticas gerais, como os paradigmas moderno e pós-moderno, a concepção de pós-verdade e a disseminação das fake news como um dos sintomas dessa era de pós-verdade. Na segunda semana, os “eixos específicos”, também aglutinando docentes da BNC e das áreas técnicas, reuniram-se, com as turmas dos Cursos Técnicos Integrados de Agropecuária e de Manutenção e Suporte em Informática, separadamente, quando foram travadas discussões específicas de suas respectivas áreas, mas sempre tendo como foco a temática das fake news. Temas como o uso de inteligência artificial na disseminação das notícias falsas, o papel dos algoritmos na manipulação das preferências dos usuários na web, a multiplicação de fake news na comercialização do produtos agropecuários (como nos casos da caixinha do leite UHT e do uso de hormônios em carnes de frango), foram alguns dos assuntos discutidos durante os encontros dos “eixos específicos”.

A abertura do evento foi transmitida pelo canal do Campus no Youtube e contou com a presença de autoridades do IF Goiano, o reitor Elias de Pádua Monteiro, o Pró-reitor de Ensino Virgílio Erthal, a pedagoga Simonia Peres, a Diretora Geral do Campus Avançado Hidrolândia, Alessandra Edna, o Diretor de Ensino do Campus Avançado Hidrolândia, Sidney Silva e o Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Paulo Melo.  Durante suas falas, as autoridades presentes destacaram a importância dos projetos integradores para a consolidação da essência dos cursos técnicos integrados e também destacaram a relevância em se discutir uma temática atual como Fake News.  

Em sua fala, o Diretor de Ensino do Campus Avançado Hidrolândia destacou que: “esse projeto demonstrou-se como um grande desafio, em decorrência dessa fase que estamos vivendo de um distanciamento social que foi ocasionado pela pandemia da COVID-19”. Sidney apontou ainda que “a inovação que trazemos nesse momento é um projeto que está integrado, com todas as turmas, todos os professores e todas as disciplinas.  [...] Houve um trabalho árduo de todos os docentes envolvidos, visando de fato promover a integração de forma coesa entre todas as disciplinas procurando abordar este tema e isso  foi possível devido a garra e competência da equipe de ensino do Campus Avançado Hidrolândia” 

A Gestão de Ensino agradece aos docentes: Amivaldo Batista, André Luiz, Bruno Martins, Berto Rodrigo, Claudio Samara, Delson Ferreira, Eduardo Viana, Gabriela Nogueira, Geovane Reges, Karla de Castro, Lilian Rosana, Luã Áquila, Luiza Amorim, Miriam Marques, Paulo Alberto da Silva, Paulo Melo, Rogério Chaves, Tadeu Robson, Thays Vital pelo empenho e dedicação na elaboração e execução do projeto. 

A docente Gabriela Silva, que participou dos três eixos do projetos, relata que "O projeto integrador de 2020 do Campus Avançado Hidrolândia foi um grande desafio para todos. A necessidade de adaptação à nova realidade e a resiliência nunca foram tão necessárias. Porém, percebo com imensa alegria o sucesso do trabalho realizado e o grande comprometimento tanto por parte dos professores quanto dos alunos. A qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos foi muito grande. Espero que os discentes do nosso Campus tenham conseguido captar a essência do projeto e possam levar o aprendizado obtido durante essas duas semanas para todos os setores de suas vidas."

A discente Adrielle Alcântara, por sua vez, relatou que “no começo achei que não seria muito legal, mas aí depois  com a participação de todos os docentes, ao ver as aulas, as palestras, os questionários, também, de forma bem simples ajudando a relembrar o assunto que foi abordado, tudo como foi tratado. Foi tudo muito bom. Fora que o tema é muito atual, principalmente agora que a gente tá em época de eleição, falar sobre fake news. A disseminação de fake news, antes de tudo, é um assunto muito bom para a gente conversar, para discutir. É muito importante a gente ter essa consciência e o projeto trouxe essa consciência. [...] Entender melhor sobre o assunto, fazer nossas próprias escolhas e não ser tão dependente das redes sociais. Foi muito bom. Todos professores estão de parabéns!”

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia 

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