Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado Hidrolândia promoveu discussões em torno do tema Tecnologia 4.0

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 16h52 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 19h29 | Acessos: 358

Durante os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021 foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado Hidrolândia. O tema da SNCT em nível nacional foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. No interior desse tema mais amplo, o Campus Hidrolândia promoveu discussões em torno da temática “Tecnologia 4.0 - Inovações e Interconectividade como agentes de mudança”.

O evento foi marcado por palestras, minicursos e apresentações de trabalhos transmitidos pelas plataformas Youtube e Google Meet. Durante os três dias, foram realizadas discussões riquíssimas acerca da inovação e interconectividade como agentes de mudança, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A abertura do evento aconteceu pelo Youtube na quarta-feira e contou com a presença de gestores do IF Goiano. Durante a mesa diretiva foi destacada a importância do papel da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Posteriormente, a aluna Talita Oliveira do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio fez uma belíssima apresentação artística com voz e violão. Ainda na abertura do evento ocorreu a palestra intitulada: “Transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, ministrada pelo professor Doutor Flávio Luís Schmidt.

Durante o primeiro dia de evento foram realizados diversos minicursos simultâneos em salas distintas pelo Google Meet, com temas variados. O Instrutor Thiago Dangoni realizou o minicurso: “Agricultura Digital do 1.0 ao 5.0”. Com foco na indústria 4.0 foram realizados dois minicursos, no primeiro os mestrandos Rúben França Xavier e Kaique Matheus Rodrigues Cunha conduziram a sala com o tema “A Internet das Coisas aplicada ao Agronegócio 4.0 na era 5G”. Já o segundo foi ministrado pelo professor Doutor Sandro de Castro Santos, intitulado “Utilização de tecnologias 4.0 para formulação de dietas balanceadas”. E destacando a importância do exercício físico, a professora Mestra Raissa Cristina Pereira conduziu o minicurso sobre “O uso de tecnologias para a prática de exercício físico em tempos de pandemia da COVID-19”.

O segundo dia iniciou com a palestra “Desenvolvimento sustentável por meio da perspectiva com o avanço da indústria 4.0”, conduzida pela professora Mestra Luana Machado dos Santos. Em seguida ocorreram três minicursos simultâneos, o primeiro com o intuito de apresentar “Estratégias de manejo de plantas daninhas visando a sustentabilidade dos sistemas agrícolas”, apresentado pela professora Doutora Úrsula Zaidan. O segundo intitulado “IoT, 5G-6G, IA, Smart-X: como você se comunica com o mundo ao seu redor?”, ministrado pelo professor Mestre Rogério Souza Silva. E com destaque para a zootecnia o professor Doutor Milton Luiz Moreira Lima, falou sobre “Zootecnia de precisão”.

O último dia do evento iniciou com a palestra no Youtube ministrada pelo professor Mestre Lucas Augusto de Carvalho Ribeiro, a qual tratou sobre os “Cuidados psicológicos: prevenção para a saúde mental”, refletindo sobre o atual contexto em que vivemos. E para encerrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 foram realizadas pelo Google Meet as apresentações de pesquisas concluídas de iniciação científica, bem como projeto de extensão realizados entre agosto de 2020 e julho de 2021 e que foram desenvolvidos por alunos do Campus Avançado Hidrolândia.

Segundo o professor Doutor Paulo Alberto da Silva Sales, Diretor de Pesquisa do Campus Avançado Hidrolândia e Presidente da Comissão Organizadora do Evento, “a SNCT 2021 promoveu uma ampla articulação entre as diversas possibilidades de se pensar criticamente sobre a transversalidade da ciência e da tecnologia no âmbito escolar. Ao verticalizarmos no foco central das tecnologias 4.0, as diversas palestras, minicursos e oficinas estavam em harmonia com a proposta central da SNCT 2021. Sem sombra de dúvidas, essa foi uma das SNCT mais bem articuladas que eu estive à frente. Claro, isso só foi possível graças ao trabalho cooperativo de todos os membros da comissão de organização da SNCT. Sem a dedicação de todos, não seria possível a realização desse evento. O Campus Avançado Hidrolândia tem crescido paulatinamente nas realizações das SNCT, uma vez que estamos conseguindo articular cada vez melhor as três áreas que compõem a nossa unidade: ciências agrárias, educação e informática”.

A aluna do terceiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, Adrielle Alcântara Barros ressalta que participou de várias palestras e minicursos, e apresentou seu trabalho de iniciação científica. “A SNCT foi muito importante e extremamente interessante, os diversos assuntos abordados por ela agregaram demais na minha vida, as informações que foram transmitidas pelos professores do campus e outros palestrantes da comunidade externa trouxeram tantas coisas que antes eu nem fazia ideia. E o final com a palestra sobre a saúde mental foi uma das melhores partes, colocando em foco a importância de também cuidarmos de nós mesmos”.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia