Concurso de Contos

IF Goiano realiza cerimônia de premiação

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h26 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 16h08 | Acessos: 467

Vencedores participarão da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Contos premiados serão publicados em coletânea organizada pela instituição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do VII Concurso de Contos da Instituição. Vencedores participarão da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Evento foi realizado na quinta-feira, 11, no auditório da Reitoria.

Foram premiados os três primeiros colocados de cada campus, totalizando 36 alunos, que, além da viagem, terão seus contos publicados em um livro, revista ou e-book de coletâneas organizado pela Instituição. Já os troféus foram entregues para os três melhores classificados na colocação geral.
Participando pela primeira vez do Concurso, a estudante do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Campos Belos, Thályta Garcia, conquistou o primeiro lugar na sua unidade com o conto “O Hotel da Cidade Vizinha”. A história fala sobre o sentimento de solidão de um jovem que se sentia sozinho, mesmo cercado de pessoas. O conto traz à tona a ausência dos pais na vida dos filhos.

Já com a medalha de ouro no peito, Thályta não escondia a ansiedade em partir para Paraty. Para a aluna, essa viagem é uma oportunidade de se vivenciar um panorama cultural diferente daquele em que está acostumada. A animação também tomou conta do estudante do curso técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio do campus Avançado Ipameri, Guilherme Perfeito, que mesmo não sendo a primeira vez na Flip, nessa edição a viagem será na companhia dos amigos da unidade, que também foram classificados no Concurso.

Guilherme conquistou o segundo lugar dentre os três melhores do seu campus com o conto “Mais uma página”, que apresenta uma abordagem crítica sobre a desigualdade social a partir da marginalidade encontrada nas comunidades pelo país. Em Paraty, o estudante espera vivenciar novas experiências culturais, com destaque para as temáticas feministas e de autores internacionais. “Lá é um ambiente em que tudo que a gente respira é cultura”, define.

Os alunos seguiram para Paraty após a cerimônia de premiação. A Flip acontece entre os dias 10 e 14 de julho. O Concurso é realizado com o objetivo de estimular o prazer de ler e escrever, por meio da valorização da produção literária. Visa também, fomentar a produção literária dos discentes do IF Goiano, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de Ciência, Arte e Cultura.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos