Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pepe

Instituto apresenta resultados do Plano Estratégico de Permanência e Êxito

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 13h05 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 13h12 | Acessos: 533

Metas visam promover ações sistêmicas e locais para manutenção da permanência e êxito dos estudantes no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com o objetivo promover ações sistêmicas e locais articuladas com vistas à permanência e o êxito dos estudantes no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresenta o Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) da Instituição. O projeto, que integra diferentes ações, é coordenado pelas pró-reitorias de Ensino e Extensão.

Entre os meses de outubro e novembro de 2018, foi aplicado um questionário para diagnosticar os principais fatores de evasão e retenção dos estudantes do Ensino Médio e Técnico e Educação Superior na modalidade presencial e à distância a fim de apontar ações pedagógicas e administrativas de superação que visem o monitoramento e a diminuição das taxas de evasão e retenção no âmbito do IF Goiano.

Foi realizado então, um levantamento quantitativo e qualitativo das taxas e causas de evasão e retenção. No levantamento quantitativo, as taxas de evasão, retenção e eficiência acadêmica foram analisadas a partir dos dados do SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2017.

No levantamento qualitativo, as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018, foram coletadas por meio de um formulário eletrônico, que foi aplicado para docentes, técnicos administrativos efetivos, da área pedagógica e para todos os estudantes em curso de todos os níveis, formas, tipos e modalidades de ensino da educação básica profissional e superior, independentemente de seu ano e período do curso na modalidade presencial e à distância.

A partir dos dados quantitativos e qualitativos, foi construído coletivamente pelas comissões, um formulário específico para ser aplicado aos estudantes evadidos entre 2018 e 2019. Esse formulário tem por objetivo compreender, a partir da fala desses estudantes, os reais motivos de evasão dos cursos do IF Goiano o qual será aplicado até o mês de outubro de 2019.

Foi acordado com as comissões locais da permanência e diretores de ensino que esse formulário, deverá ser um documento padrão do IF Goiano à ser adotado pelas secretarias dos campi. para que o estudante, que porventura, indicar sua desistência do curso, seja por transferência, por trancamento de matrícula ou até mesmo por abandono do curso o preencha como condição de receber o documento solicitado de desistência do curso.

Como parte de uma das ações do PEPE, foi realizado no início do ano de 2019, pelas Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, nos 12 campi do IF Goiano, o PEPE itinerante. Nessas visitas foram apresentados os resultados do diagnóstico de 2018, as ações realizadas de permanência e êxito e as proposições de intervenção, tanto institucionais quanto locais, de superação e monitoramento da evasão e retenção.

As pró-reitorias de Ensino e Extensão acreditam que as proposições levantadas a partir do PEPE, contribuirão para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, tipos, formas e modalidades de ensino ofertadas pelo IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas.

 

 

Clique e veja documentos para consulta:

1.Principais ações e proposições por campus

2.Principais fatores de evasão-Ensino médio e Superior

3.Resultado da pesquisa com docentes

4.Resultado da pesquisa com estudantes

5.Resultado da pesquisa com com TAEs

6.Resultado geral da pesquisa-2018

 

Clique e veja as fotos das reuniões  

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página