Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

A tecnologia de sementes de espécies nativas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 07 de Mai de 2021, 18h03 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 09h14 | Acessos: 913

Pesquisa realiza estudo sobre o estabelecimento de condições adequadas para o armazenamento de sementes de Cordia Glabrata.

Por Profª Dra. Silvia Sanielle

Teste de germinação de C. glabrata em substrato areia lavada.

 

Com problemas ambientais que ocorrem atualmente, é fundamental desenvolver estudos sobre a propagação dessas espécies, enfatizando a necessidade de suprir a produção de madeira por meio de florestas plantadas, a recomposição da paisagem e, além disso, recuperar áreas degradadas. A Cordia glabrata (Mart.) A. DC, comumente conhecida como louro-branco, é uma espécie de porte arbóreo e vêm sendo amplamente utilizadas em pesquisas de recuperação de áreas degradadas. É uma espécie nativa de ampla distribuição, sua madeira é utilizada para confecções de móveis e, além disso, suas características permitem utilizá-la para ornamentação de parques e praças, pois seu porte, beleza e forma da copa são adequados ao paisagismo. O objetivo desse projeto é a caracterização morfométrica de sementes, frutos e plântulas e avaliar o potencial fisiológico de sementes recém colhidas e armazenadas de C. glabrata definindo as melhores condições para a realização dos testes de germinação e vigor, avaliando a tolerância a dessecação, bem como monitorando a qualidade fisiológica dessas sementes em diferentes condições de armazenamento.

Os estudos morfométricos de sementes e plântulas contribuem melhorando o conhecimento acerca do processo reprodutivo das espécies vegetais, dessa forma, características relacionadas à semente constituem critérios seguros para a identificação de família, gênero e, às vezes, da espécie, uma vez que tais estruturas são pouco modificadas pelo ambiente. Além disso, a descrição morfológica de plântulas é importante para facilitar pesquisas sobre bancos de sementes no solo, bem como auxiliar na identificação de plantas de uma determinada região.  É importante considerar a conservação destas sementes, todavia, o sucesso do armazenamento depende do conhecimento sobre seu comportamento durante este processo, fazendo uso de condições adequadas para a manutenção da viabilidade. Nos últimos anos, devido à necessidade de recuperação e conservação de ecossistemas, houve um aumento de estudos relacionados a tecnologia de sementes de espécies nativas; no entanto, considerando a grande diversidade de espécies, ainda há lacunas na literatura no que concerne à morfometria, metodologia para testes germinativos, bem como para o estabelecimento de condições adequadas para o armazenamento de sementes de C. glabrata.

Com o título “Caracterização morfométrica de frutos, sementes e plântulas e avaliação do potencial fisiológico de sementes recém colhidas e armazenadas de Cordia glabrata (MART.) DC.”, o projeto de pesquisa desenvolvido pela Profª. Drª. Silvia Sanielle, é financiado pela FAPEG via edital e conta com o recurso de R$ 30.030,00 para compra de material de custeio e equipamentos.

 

Fazem parte do projeto os alunos Carmo Freitas Campos Netto e Mariana Lemes Sousa Gomes, respectivamente bolsistas PIBIC e PIBITI (bolsas do IF Goiano), ambos discentes do curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Iporá. Além disso, o projeto ainda conta com o auxílio do grupo de pesquisa Cerrado Verde, composto por uma equipe de docentes e discentes.

 
Árvore de C. glabrata iniciando o processo de florescimento e frutificação (Foto: Silvia Sanielle)

 


Detalhes da estrutura reprodutiva da espécie (Foto: Silvia Sanielle)

 


Momento da colheita dos frutos de C. glabrata (Foto: Silvia Sanielle)

Fim do conteúdo da página