Programa Novos Caminhos: curso de Produtor de Cerveja reúne paixão e oportunidade de negócios

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 19h19 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 16h49 | Acessos: 828

Mais de cem alunos estão matriculados no curso de Formação Inicial e Continuada, ofertado a distância.

imagem sem descrição.

Por meio do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, jovens e adultos de diversas localidades estão tendo a oportunidade de estudar a distância durante este momento de pandemia da Covid-19. No âmbito do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, mais de mil alunos estão divididos nas turmas de nove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Administrador de Banco de Dados, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar Pedagógico, Microempreendedor Individual (MEI) e Produtor de Cerveja. As aulas ocorrem de forma on-line, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava) Moodle.

Desses mais de mil alunos do Programa Novos Caminhos do Campus Morrinhos, quase 150 integram o corpo discente do curso de Produtor de Cerveja. O curso possui carga horária total de 200 horas e está estruturado pelas disciplinas: Ambientação em EaD e apresentando o IF Goiano; Conhecendo o AVA; História e Classificação das Cervejas; Matérias-Primas Cervejeiras; Higiene e Segurança; Processos de Fabricação I e II; Ética e Cidadania e Operações Unitárias.

O objetivo principal, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso, é proporcionar qualificação profissional relacionada ao desenvolvimento das habilidades básicas para a produção de cerveja por meio de metodologias de ensino sintonizadas com as atuais exigências da área da Tecnologia de Alimentos.

De acordo com o Guia Pronatec de Cursos FIC, o produtor de cerveja realiza a produção de cerveja; aplica técnicas de conservação de matérias-primas, produtos em elaboração e de produtos prontos; segue os princípios das boas práticas de fabricação de cervejas e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.

Para os participantes do curso, sejam eles alunos ou professores atuantes como bolsistas do Programa, a experiência vivenciada reflete a paixão por parte dos apreciadores da cerveja conciliada à capacitação profissional, que abre caminhos para a elevação da escolaridade e a consequente oportunidade de trabalho e negócios no segmento cervejeiro.

A coordenadora do curso e servidora do Campus Morrinhos, Estéfani Emanuele Alves do Nascimento Silva, define que se trata de um curso para os apaixonados em cervejas e curiosos por conhecimento que abrange toda a história e o processo para a fabricação. Além disso, o curso oferece preparação para o mercado de trabalho, qualificando o aluno para desenvolver habilidades como cervejeiro.

Alunos - A proposta do Curso de Produtor de Cerveja coincide com a motivação apontada pelos alunos na decisão de se inscrever no curso. Marcelo Faria Bittencourt, 52 anos, mora em Guarulhos (SP) e viu no curso uma chance de juntar o prazer de fazer cerveja com a possibilidade de futuramente ter alguma renda e/ou trabalho nesta área.  “Ao término do curso, espero estar habilitado e conseguir bagagem suficiente para trabalhar como produtor de cerveja em uma cervejaria. Minha expectativa é que eu tenha meu próprio negócio voltado à produção e venda de cerveja”, relata Marcelo.

O curso também funciona como atualização e aperfeiçoamento, como é o caso da aluna Angélica Rolim Rodrigues Dias de Freitas, 36 anos. Moradora de Jataí (GO), Angélica é sócia de uma microcervejaria, a Brassaria do Degas, e busca conhecer melhor todo o processo por meio do curso, pois considera importante ter uma formação na área.

Equipe - Para o desenvolvimento e execução das atividades dos cursos FIC, o Programa Novos Caminhos conta com a importante dedicação de profissionais. São servidores internos e pessoas da comunidade externa atuando como bolsistas nas diversas funções para fazer valer a reconhecida excelência de ensino do IF Goiano. Fazem parte da equipe de bolsistas do curso de Produtor de Cerveja os seguintes profissionais:

• Estéfani Emanuele Alves do Nascimento Silva (Coordenadora)
  • Maria Eugênia de Oliveira Ferreira (Professora Autora)
  • Wiaslan Figueiredo Martins (Professor Formador)
  • Túlio Henrique Batista da Silva (Professor Tutor)
  • Polyana Cardoso Araújo (Professora Tutora)
  • Joice Ferreira do Prado (Professora Formadora)
  • Jiuliane Martins da Silva (Professora Formadora)
  • Saulo Humberto de Ávila Filho (Professor Tutor)
  • Tales de Oliveira Tavares (Professor Tutor)

Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos (Ascom)