Parceria viabiliza oferta de Agronomia na modalidade de Pedagogia da Alternância

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 10h12 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 10h34 | Acessos: 374

IF Goiano é parceiro do Incra, Pronera e UFG na oferta do curso de graduação em Agronomia na modalidade de Pedagogia da Alternância. Inicialmente, o curso será ofertado na UFG e parte das atividades ocorrerá no Campus Rio Verde.  A seleção dos candidatos para a primeira turma está prevista para ocorrer no mês de junho de 2019.

Professor José Wéselli ao lado da vice-reitora da UFG, professora Sandramara Matias Chaves

O curso de Agronomia na modalidade de Pedagogia da Alternância nasceu da iniciativa do Campus Rio Verde que ofereceu o curso Técnico em Agropecuária nesta modalidade no ano de 2015. Ao lado de parceiros como, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento Camponês Popular (MCP) e Quilombolas, a instituição formou jovens estudantes oriundos de vários municípios goianos e de cidades do interior do Piauí por meio do projeto “Formação profissional e mobilização comunitária da juventude camponesa goiana”, financiado pelo CNPq.

Os estudantes eram, em sua maioria, jovens de comunidades quilombolas, de acampamentos e assentamentos e também de famílias de pequenos agricultores. Durante cerca de dois anos, o grupo fez uma espécie de revezamento entre as dependências do Campus Rio Verde e suas comunidades, onde aplicavam, na prática, os conteúdos apreendidos no campus.

De acordo com o diretor de extensão do Campus Rio Verde, professor José Wéselli de Sá Andrade - presente na solenidade que ocorreu na UFG para formalizar a implantação do curso de Agronomia - a experiência do Campus Rio Verde foi fundamental para a criação do curso em nível superior na modalidade de pedagogia da alternância. Ainda segundo ele, a intenção é expandir a parceria para que o curso também possa ser ofertado em Rio Verde.

Setor de Comunicação Social e Eventos