Formatura de meio de ano reúne mais de 100 concluintes

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 20h35 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 19h30 | Acessos: 1049

Formandos de cursos técnicos e de graduação são homenageados por amigos e familiares em solenidades que marcam a conclusão de uma etapa da vida acadêmica.

As solenidades tiveram início com plantio da árvore símbolo dos formandos. O ipê foi a planta escolhida para eternizar o momento de conclusão de uma jornada estudantil.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, fez questão de estar ao lado dos formandos nesse momento. Além de dirigir-lhes palavras de incentivo para continuar prosseguindo em busca de novos conhecimentos, professor Anísio, que é agrônomo, não perdeu a oportunidade de dar dicas de como cuidar de uma muda recém-plantada.

Outro momento emocionante para os formandos foi a celebração religiosa.

Conduzida por celebrantes dos segmentos católico, espírita e evangélico, a cerimônia ecumênica reuniu amigos e familiares dos formandos no Centro de Cultura e Eventos Jatobá. Uma ocasião solene marcada por palavras de gratidão proferidas pelos próprios concluintes.

Colação de grau

Para evitar superlotação no auditório, contribuindo assim para um maior conforto dos convidados, o Comitê de Formatura decidiu dividir os formandos em dois grupos. O primeiro, composto de concluintes dos cursos técnicos e de graduação em Agronegócio, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, formou-se na quinta-feira (12), já o segundo, que reuniu os concluintes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharias Ambiental e de Alimentos, colou grau na sexta-feira (13).

Nos dois dias, quem esteve no Jatobá pode presenciar momentos de muita emoção. Um deles foi a homenagem que o formando Paulo Rhuan Pires Resende fez a sua mãe. Ele, que foi o orador da turma, fez questão de dizer que, de todos os momentos difíceis que enfrentou enquanto cursava Agronomia, nada se comparou à saudade que sentia de sua mãe, que mora na região norte de Goiás. Para surpresa dos dois, o mestre de cerimônias a convidou para fazer a entrega do canudo ao filho.

Também emocionante foi o discurso de Jéssica Vieira de Araújo, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

A formanda fez questão de destacar o papel da Educação como grande pilar de transformação da sociedade e também ressaltou a importância do cuidado com o ser humano em todas as etapas da vida, seja durante sua formação, seja no exercício de sua profissão.

Cristiele Silva Medeiros  falou em nome dos formandos dos cursos técnicos.

A concluinte fez um agradecimento especial à equipe de assistência ao estudante e destacou a importância do incentivo que chegou por meio dos programas de assistência, como auxílio alimentação e distribuição de camisetas, agasalhos e lanche. Cristiele, que agora é Técnica em Agropecuária, termina dizendo que a vida é feita de escolhas e que agora, cabe a cada um fazer novas escolhas, escolher novos rumos e continuar realizando sonhos.

Nos dois dias de solenidade de formatura, o reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, esteve presente. Depois de contar um pouco de sua trajetória como ex-aluno do campus, quando este ainda era Escola Agrotécnica, professor Vicente pediu aos formandos para serem ousados, uma vez que estão bem preparados para ocupar os melhores lugares no mundo. “Além dos conhecimentos técnicos, vocês tiveram a oportunidade de desenvolver seus valores humanos”, pontuou. Professor Vicente também os convidou a continuar a jornada acadêmica na instituição, que além dos cursos técnicos e de graduação, também oferece cursos de mestrado e doutorado.

Seção de Comunicação Social e Eventos