Alunos de cursos de graduação e do PPGCA se destacam no Startup Weekend

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 10h40 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h24 | Acessos: 672

Edição rio-verdense tratou da temática universitária e contou com a participação de estudantes de vários cursos do Campus Rio Verde. As três primeiras colocações em competição de desenvolvimento de startups ficaram com acadêmicos de Engenharia Civil, Ciência da Computação, Agronegócio e com alunos de mestrado e doutorado em Ciências Agrárias.

Ganhou em 1º lugar a EasyBudget, startup desenvolvida pela equipe de Engenharia Civil. O projeto consiste em uma plataforma voltada para o orçamento de materiais para uma obra.

De acordo com Valson Junior e Hiago Almeida, ambos do 8º período de Engenharia Civil, a ideia surgiu da dificuldade das pessoas em encontrar os melhores preços e melhores condições de pagamento, uma tarefa que, segundo eles, é penosa que demanda tempo e paciência. "Muitas vezes essa pessoa é vencida pelo cansaço, antes que encontre o que seria a melhor opção", diz Valson.

Segundo os acadêmicos, o EasyBudget reúne os lojistas em uma única plataforma. O cliente interessado manda sua lista de produtos com especificações, recebendo em seguida, a oferta dos lojistas. "A ideia é garantir que o cliente receba os produtos conforme deseja, além disso, permitir que os lojistas alcancem novos clientes”, enfatiza.

A medalha de prata foi conquistada por Luis Guilherme, alundo do 8º período de Ciência da Computação. O acadêmico concorreu com a Agrosee, que tem o intuito de facilitar a comercialização de grãos sem a necessidade de um intermediário. "Muitas vezes os produtores rurais e as empresas compradoras de grãos lançam mão de um mediador para fazer o serviço, o que demanda custos.", explica Luis Guilherme. Segundo ele, com a Agrosee o próprio produtor consegue fazer negócios muito mais rápido, garantindo mais lucro com a sua produção.

Para os competidores, a iniciativa vai muito além do pódio, a ideia é proporcionar aos participantes o desenvolvimento de atividades que instigam as práticas do empreendedorismo. “Acredito que o maior ganho com o evento não são quadros dizendo quem ganhou o primeiro, segundo, terceiro lugar ou uma menção honrosa. De fato, isso serve mais como uma validação para a ideia, mas o ganho verdadeiro com o evento é a integração com outros participantes e todo o aprendizado das 54h de muito trabalho", salienta Hiago Almeida.

A terceira colocação foi conquistada pelo doutorando Thomas Jefferson Cavalcante, mestranda Karine Meira de Abreu do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e a acadêmica Eliene Dourado de França Dias do curso de Tecnologia em Agronegócio. Eles concorreram com a startup Nix, que visa modificar o modo de entrega de encomendas intermunicipais no Brasil de forma rápida e mais viável economicamente.

Assessoria de Comunicação Social do Campus Rio Verde