Repositório

IF Goiano disponibiliza literatura sobre saúde mental

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 17h52 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 20h49 | Acessos: 405

Obra, que foi produzida sob a coordenação de professor do Campus Ceres, trata de forma lúdica e interativa sobre a importância da saúde mental.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da chancela da Editora IF Goiano, disponibiliza a obra “Como está sua saúde mental? ”. A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente pelo Repositório Institucional (veja link abaixo).

A obra é resultado de estudos do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA), coordenado pelo professor do Campus Ceres, Matias Noll. Seu conteúdo tem o propósito de ajudar leitores de todas as idades, inclusive crianças, a compreender, de forma lúdica e interativa, a importância da saúde mental. “Este livro pretende discutir aspectos relevantes para a saúde mental, tais como: definição, histórico, fatores associados, profissionais e serviços que podem contribuir com a saúde mental da população”, explica o professor.

Para Matias, o acesso à informações com base em dados científicos é uma das principais ferramentas para se manter a qualidade de vida durante no cenário atual. Ao final do livro é sugerido uma série de dinâmicas, visando autoconhecimento, que podem ser desenvolvidas em ambiente escolar e profissional.

Corroborando com a análise do professor, a coordenadora da Editora IF Goiano, Sarah Bertolli, reforça que, neste contexto de pandemia e distanciamento social que estamos vivenciando, na complexa conjuntura de trabalho remoto, cuidados com a família e ansiedade, a leitura e a informação podem ser pilares para ajudar a manter a saúde, mental, física e emocional. “Pedimos que todos os servidores, discentes e a comunidade em geral nos ajudem a divulgar esses livros digitais, considerando a importância de tal temática, sobretudos em tempos pandêmicos”, completa.

Conheça os autores

Matias Noll

Docente do IF Goiano, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Andrea Batista de Sousa Canheta