Simpósio de Engenharia Aplicada e Sustentabilidade reúne estudantes e profissionais ligados a vários ramos da engenharia

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 15h54 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 18h49 | Acessos: 835

Inovação em pesquisa e parcerias públicas e privadas para o progresso da pesquisa, inovação e tecnologia são temas do simpósio que teve início na noite desta quinta-feira, 16. (Na foto: Márcia Marques Gomes, coordenadora de mestrado profissional da Capes).

O evento foi aberto pelo reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, que após cumprimentar os presentes e mencionar a importância do simpósio para a comunidade acadêmica, aproveitou para falar sobre o resultado da avaliação institucional realizada pelo MEC que atribuiu ao IF Goiano a nota máxima conferido a uma instituição de ensino: Conceito 5. Conceito esse alcançado por apenas 9 instituições públicas federais de ensino superior do país. Segundo ele, este conceito é resultado do esforço de todos, que de uma forma ou de outra, envolvem-se nas ações da instituição de ensino que hoje conta com 13 unidades espalhadas pelo interior do Estado de Goiás.

Também presente no evento o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Fabiano Guimarães Silva, ele que foi um dos primeiros a mobilizar-se para implantação de cursos de pós-graduação no Campus Rio Verde. Na ocasião, falou do orgulho que sente em ver professores recém-chegados envolvidos tão seriamente em projetos de tamanha importância, como o simpósio que tem à frente o professor Igor Cardoso Pescara e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, professor João Areis Júnior. Opinião respaldada pelo professor Adriano Jakelaites, que na ocasião representava o diretor de pesquisa e pós-graduação do Campus Rio Verde, professor Alan Carlos Costa.

O diretor-geral, professor Anísio Correa da Rocha, também cumprimentou os organizadores pelo brilhantismo do simpósio que propôs o debate de temas tão relevantes e agradeceu, na pessoa do secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento de Rio Verde, Gerlos Mendonça de Morais, a constante parceria da prefeitura municipal de Rio Verde nos eventos realizados pelo campus. Professor Anísio também aproveitou para dar outra boa notícia: A aquisição de mais de mil assentos que irão mobiliar o novo auditório que está em fase final de construção.

A noite de abertura foi encerrada com a palestra de Danúzia Arantes Ferreira, Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura  do Governo do Estado de Goiás. A palestrante discorreu sobre o Programa Goiás Solar: Plano Estratégico e Benefícios de uma Matriz Energética Limpa e Descentralizada.

Programa de Pós-Graduação Em Engenharia e Sustentabilidade (PPGEAS)

O programa foi implantado recentemente no campus e tem hoje 20 alunos matriculados. Segundo o coordenador, professor João Areis, um curso desta magnitude, que envolve vários ramos das engenharias, só é ofertado nos grandes centros. O Campus Rio Verde é o único do interior do Estado de Goiás a conseguir essa façanha. Durante o evento os alunos matriculados tiveram sua aula inaugural, ministrada pela coordenadora de mestrado profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professora Márcia Marques Gomes.

Veja fotos

Setor de Comunicação Social e Eventos