Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Sarau Cultural encerra atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 13h37 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 20h04 | Acessos: 1021

Ações foram organizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Rio Verde (NEABI) e por integrantes de projeto de extensão que trata da temática.

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e o Campus Rio Verde do IF Goiano celebrou a data com uma exposição de fotos que retrata a história do negro no Brasil, gravuras que dão voz a homens, mulheres e crianças negras ao mostrar seus valores humanos e suas lutas contra o preconceito e a discriminação.

Finalizando as comemorações, alunos, professores e técnico-administrativos se reuniram no salão social do campus para prestigiar um pouco da rica cultura negra. Dentre os convidados estava um grupo de capoeira do município que reúne crianças, adolescentes e jovens que praticam a dança - uma mistura de esporte e luta em uma espécie de movimentos acrobáticos do corpo - acompanhados pelo som de palmas, berimbaus e outros instrumentos de percussão. É também conhecida como luta de defesa pessoal desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil. A capoeira deu seus primeiros passos na Bahia e hoje é difundida por quase todos os estados brasileiros.

Também houve momentos de apresentação de poemas com temáticas voltadas à  negritude, como, Me gritaram negra de Victoria Santa Cruz  e muita música, nas vozes da professora Aline Gobbi e do estudante do curso de Engenharia Civil, Alisson Lima Rosa, ganhador da categoria melhor música autoral no 8º Festival da Canção (Fecarv).

O momento também foi de apresentação das atividades realizadas durante o ano pelo NEABI, por meio do projeto de extensão intitulado Relações étnico-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola. Segundo a coordenadora do núcleo, professora Patrícia Gouveia, durante o ano o grupo participou de estudos e oficinas, em especial oficina de contação de histórias com intuito de formar contadores de histórias para atuar  na rede municipal de ensino, fez visitas a cidades históricas e comunidades quilombolas e realizou levantamentos importantes sobre a temática que resultarão em novas ações.  

Sobre o Dia da Consciência Negra:

A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares. Surgiu para lembrar o sofrimento dos negros, suas lutas e conquistas, desde a época da colonização do Brasil. Também serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos de suas raças. Por todo o Brasil, grupos se mobilizam para conscientizar a todos sobre o preconceito ainda existente na sociedade e para reivindicar políticas públicas que promovam a igualdade entre as raças.

Confira fotos 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage

Fim do conteúdo da página