3º Elped e 4º ElicPibid têm lançamento de 6 livros

Publicado: Sábado, 09 de Junho de 2018, 16h43 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 13h53 | Acessos: 1766

Um deles é de autoria da professora do Campus Rio Verde, Rosenilde Nogueira Paniago, com o título: "Os professores, seu saber o seu fazer:  elementos para uma reflexão sobre a prática docente".

imagem sem descrição.

Os livros têm reflexões importantes voltadas à Educação e foram lançados dentro da programação do 3º Elped e 4 ElicPibid.

Conheça um pouco de cada livro lançado:

Os professores, seu saber e o seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente, de autoria da professora Rosenilde Nogueira Paniago, destina-se a professores em formação e em exercício. Traz uma reflexão sobre a formação de professores, os saberes e o fazer docente, como foco no papel do ensino, educação e as estratégias didático-pedagógicas do ensino aprendizagem. Se assenta numa concepção pedagógica que pressupõe o papel da educação, a preparação para o ser, para o conviver, para o posicionamento crítico e político.

Políticas e práticas da Educação Profissional no IF Goiano, organizado por María Lícia dos Santos, Lúcia Helena Rincon Afonso, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Marco Antônio de Carvalho e José Carlos Moreira de Souza. O livro mostra o compromisso social, científico e educativo do IF Goiano para a comunidade onde se insere, em especial a juventude que pode contar com acessos a diferentes processos públicos e gratuitos de formação humana e profissional de excelência de forma verticalizada.

Educação, inclusão e o mundo do trabalho: percalços, desafios e possibilidades, organizado por Maria Lícia dos Santos; José Maria Baldino; Léia Adriana da Silva Santiago; e Lúcia Helena Rincón Afonso. O livro apresenta a Educação como uma das instâncias mediadoras do ser humano, tornando possível às reciprocidades entre os indivíduos e sociedade.  É por meio conhecimento que a educação, vista como práxis, abre-se um leque de possibilidades para questionamentos e críticas do contexto social, possibilitando espaços de trabalho e ações concretas. Os autores mostram os aspectos conflitantes do fazer Educação.

Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar, organizado por José Carlos Libâneo e Raquel A. Marra de Madeira Freitas. O livro apresenta resultados de pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, vinculado ao CNPq e, especialmente, da pesquisa intitulada “Políticas educacionais oficiais: estudo das repercussões de seus referenciais de qualidade de ensino nas práticas pedagógicas e na aprendizagem dos alunos em escolas públicas estaduais de ensino fundamental”, que teve como objetivo apreender, nas políticas educacionais do Estado de Goiás, influências de propostas educacionais de organismos financeiros internacionais no trabalho dos professores e na aprendizagem dos estudantes, a partir de critérios de qualidade da educação presentes em documentos desses organismos, bem como identificar as repercussões dessas propostas na qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais.

Aprendo Química a partir do tema mineração: proposta de atividades para o Ensino Médio, de autoria de Nara Alinne Nobre da Silva e Claudio Roberto Machado Benite. O livro intenciona informar e ensinar o leitor sobre aspectos relacionados à Química, por meio do tema Mineração. A obra foi desenvolvida mediante discussões com um grupo de cinco professores da Educação Básica da cidade de Ceres, GO, (Química, Biologia, Sociologia e Pedagogia). A leitura é importante por apresentar propostas que podem ser aplicadas em sala de aula, e é indicada para alunos de licenciaturas, professores da área de Ciências Naturais e Sociais e alunos do Ensino Médio.

Ciclo Revista: Experiências em formação no IF Goiano, v.2, organizado por Vivian de Faria Caixeta Monteiro. Consta de uma série de artigos temáticos sobre o tripé do ensino superior.

Veja fotos

Para aquisição de exemplares, se informe por meio do email: elicipibid.elped2018@gmail.com

Setor de Comunicação Social e Eventos