Alunos de Edificações realizam visita técnica para estudo de solos e fundações

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 12h47 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 10h38 | Acessos: 844

Os estudantes aprenderam como é realizada a investigação no solo em obra em Goiânia

imagem sem descrição.

Na última quinta-feira (11/10), os estudantes do 3° ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram visita técnica no Setor São Domingos, em Goiânia (GO) para associar a teoria e prática sobre a mecânica dos solos e fundações e compreender o método de sondagem à percussão utilizado em campo (SPT).

Acompanhados pelo professor Aleones José da Cruz Júnior, os estudantes foram recepcionados pela engenheira civil Francielle Diemer e os colaboradores da empresa Contech Controle Tecnológico. Durante a visita, os alunos foram orientados de que a investigação no solo naquela localidade visa a construção de um condomínio residencial com oito pavimentos. Ao todo, são 12 pontos de investigação do solo no local, seis de sondagem e mais seis escavações adicionais do projetista.

A engenheira responsável também explicou aos estudantes que o ensaio de sondagem Standard Penetration Test (SPT) é um processo de investigação geológico-geotécnico, realizado em campo com o propósito de obter índices de resistência na penetração do solo, o reconhecimento dos tipos de solos e as respectivas espessuras de cada camada do terreno. No final do ensaio, é possível ainda medir por meio da penetração de aparelho o torque necessário para ruptura da amostra, bem como o nível do lençol freático.

Método

A sondagem à percussão é executada através de um tripé que é montado com um conjunto de roldanas e cordas, a qual auxilia no manuseio da composição de hastes por força manual. Nessa perspectiva, faz-se a cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão (barrilete), através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 quilogramas, solto em queda livre.

Durante o processo, são anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm, sendo que o valor da resistência à penetração consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais. Por fim, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada para posteriormente classificar o solo pelo método Tátil Visual.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração de Kamilla Maria S. Rodrigues, aluna do do 3° ano do curso técnico integrado em Edificações