#CPGOIÁS

Aluno de Engenharia da Computação vence Hackathon AgroStartup na Campus Party Goiás

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 18h16 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 11h42 | Acessos: 776

O grupo composto por representantes da UFG, IFG e IF Goiano - Campus Trindade conquistou o prêmio de R$ 10 mil e ingressos para a Campus Party São Paulo em 2020

Henrique de Deus (camisa listrada) comemora conquista da primeira 🌱Hackathon AgroStartup da Campus Party

O itaguaruense Henrique de Deus Cardoso, de 18 anos, aluno do segundo período do curso de Engenharia da Computação foi o destaque do IF Goiano - Campus Trindade na primeira Campus Party Goiás, no shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Ele e mais três alunos formaram o grupo de trabalho que venceu o primeiro Hackathon AgroStartup promovido pelo Senar Goiás. O prêmio da equipe foi de R$ 10 mil, além de ingressos para a Campus Party São Paulo em 2020. O próximo desafio do jovem Henrique é a Startup Weekend Goiânia Health, em outubro, que busca soluções tecnológicas na saúde.

O nome do projeto vencedor é Traking Coop e o seu diferencial, segundo o aluno de Engenharia da Computação é facilitar a rastreabilidade da produção hortifruti, principalmente, para os pequenos e médios produtores por meio de uma plataforma digital que facilitará a comercialização da produção, conectando os produtores aos seus potenciais compradores. Henrique ressalta que o Traking Coop permite que dois ou mais produtores ofereçam sua produção em conjunto para conseguirem maior poder de barganha.

A troca de conhecimento e as experiências fora do comum já deixaram Henrique impressionado com a Campus Party quando participou da edição de Brasília em junho. Por ser do interior de Goiás, Itaguaru, ele ficou maravilhado com a proposta do evento em Goiânia de incorporar a área agropecuária, bem como de unir, por um acaso, em um desafio de maratona de programação e empreendedorismo a união de esforços das três instituições federais de ensino superior de Goiás: UFG, IFG e IF Goiano.

Apresentação da Traking Coop aos avaliadores

Desejo
“O desejo de mudança e a busca por melhorias na área rural foi o que motivou toda a equipe e para mim, em particular, foram as necessidades dos produtores de banana em Itaguaru”, pontuou Henrique de Deus. Ele acredita que a solução trará para o campo a era da informação que já é vivenciada pelos consumidores que poderão comparar preços de diversos fornecedores do campo em poucos minutos e na palma de suas mãos.

De acordo com Henrique, a atuação de Alexandre, na mentoria do projeto Traking Coop, foi fundamental, bem como o trabalho da equipe formada pela estudante de Agronomia da UFG, Letícia Mendes Azevedo; o aluno de Gestão da Informação da UFG, Carlos Henrique Rodrigues Carvalho do Nascimento, e da servidora técnica administrativa em Educação (TAE) do IFG Danielle Almeida Gomes.

Comunicação
Comunicativo e disposto a participar, Henrique de Deus Cardoso foi “Repórter por uns dias“ na produção de pequenos vídeos com a Ascom do Campus Trindade, contando o que é a Campus Party e como estava sendo a edição goiana da maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. Os vídeos dele podem ser vistos no Instagram do Campus Trindade

(Texto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, Foto: Fredox)