Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

MEC institucionaliza programa de eficiência energética na Rede Federal

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h41 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 09h29 | Acessos: 640

EnergIF visa impulsionar o desenvolvimento de energias renováveis. Entre os dias 25 e 27 de novembro, o Projeto realiza seu I Workshop, com o objetivo de elaborar o planejamento das ações do programa para os próximos anos.

O desenvolvimento das energias renováveis no Brasil passa necessariamente pela formação de profissionais qualificados na área. Esse é um dos eixos do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF), institucionalizado na Portaria n° 941 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A iniciativa, que começou a ser desenvolvida em 2017, articula diversas ações na Rede Federal. O EnergIF tem cinco diretrizes principais: impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável; impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética; estimular pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em energias renováveis e eficiência energética; estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética; e estimular e promover parcerias, disseminar informações sobre energias renováveis e eficiência energética e sobre as ações do programa.

A institucionalização do programa deve favorecer novos investimentos e o engajamento de pesquisadores, para além da Rede Federal. Ao longo de seu desenvolvimento, o programa tem apresentado diversos resultados positivos, como a capacitação de 437 docentes na Rede Federal na temática de energia renovável e eficiência energética. Além disso, há 310 professores e pesquisadores envolvidos em suas ações em rede.

O EnergIF tem investido também na oferta de cursos na Rede Federal. Em 2020, foram aprovados cinco projetos para criação de centros de referências em energia solar fotovoltaica. Eles se somam a 20 projetos iniciados em 2019, que também visam ampliar a infraestrutura para oferta de cursos, que vão desde um curso de formação inicial e continuada, como instalador de sistemas fotovoltaicos, por exemplo, até programas pós-técnico e de pós-graduação. Essas ações, junto a outras de fomento e projetos de pesquisa e desenvolvimento, somam R$ 4,6 milhões.

Evento - Entre os dias 25 e 27 de novembro, em uma parceria com instituições, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Tecnológica e Profissional (Setec), realizará, no formato on-line, o I Workshop EnergIF. O evento ocorrerá juntamente com o VI Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) e nele será elaborado o planejamento das ações do programa para os próximos anos.

A programação do evento contará com palestras e oficinas para elaboração dos planos de trabalho dos seis Subcomitês Temáticos do Programa EnergIF: I – energia eólica; II – energia solar fotovoltaica; III – eficiência energética na indústria e em edificações; IV – biogás e biometano; V – biocombustíveis; e VI – hidrogênio renovável e mobilidade elétrica.

A programação completa das transmissões dos eventos abertos está no site. As atividades fechadas, principalmente do I Workshop EnergIF, serão enviadas para os e-mails daqueles que confirmarem a participação nas oficinas de planejamento do Programa. Esta confirmação pode ser feita para o e-mail victor.sousa@giz.de.

 

Clique, confira a programação e inscreva-se

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Campus Rio Verde.

Fim do conteúdo da página