Retorno

Retificação do calendário acadêmico prevê aulas presenciais para o dia 27 de setembro

Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 13h53 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 19h52 | Acessos: 2233

A Gerência de Ensino ressalta que a previsão de retorno presencial das aulas no calendário obedecerá protocolo de segurança reelaborado pelo Grupo de Trabalho Institucional Especial da Reitoria em relação a pandemia da COVID-19. A retificação informa ainda que haverá dois módulos de ensino à distância (EaD) até o dia 26 de setembro

O IF Goiano - Campus Trindade, por meio da Gerência de Ensino, publicou no último dia 7 de julho a segunda retificação dos calendários acadêmicos dos cursos técnicos e superiores de graduação. O documento prevê pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 o retorno às atividades presenciais de ensino, de forma gradual, a partir do dia 27 de setembro de 2021. No calendário, a descrição do início das aulas presenciais destaca que o retorno irá depender de indicadores de segurança, obedecendo os critérios de segurança epidemiológica a ser definidos pela Reitoria.

De acordo com a Gerência de Ensino, os indicadores de segurança estão sendo definidos por grupos de trabalho da Reitoria do IF Goiano e a expectativa é de que seja publicada nova portaria elencando esses indicadores. Assim que aprovados pelos colegiados competentes, os indicadores e protocolos serão divulgados para uso da Comissão Temporária de Elaboração e Acompanhamento de Protocolos de Segurança para Retorno às Aulas Presenciais do Campus Trindade.

Assim, os calendários acadêmicos dos cursos de graduação e técnico trazem apenas mais dois módulos de Ensino a Distância (EaD), em que a conclusão do último será no dia 26 de setembro, um dia antes do retorno das aulas presenciais. No entanto, a Gerência de Ensino pontua que há a possibilidade de, no início de setembro, a comissão local do Campus Trindade optar pela continuidade dos trabalhos remotos na unidade e avaliar o retorno presencial para 2022.

Pós-Graduação
A retificação dos calendários dos cursos técnicos e de graduação está de acordo com a Portaria da Reitoria Nº 587/2021, do último dia 18 de junho, que prevê que o calendário letivo de 2021 deverá ser organizado pela Gerência de Ensino do campus. Apenas o calendário letivo do programa de pós-graduação do ano de 2021 - que ainda não apresentou uma retificação - deverá ser organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, em consonância com a Direção Geral e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Continuidade EaD
A comunidade do Campus Trindade deve estar atenta à regulamentação da Reitoria e do campus em relação à pandemia da COVID-19. A continuidade do ensino remoto ou EaD está autorizada pela Reitoria do Instituto até o segundo semestre letivo de 2021. A revalidação do prazo está na Portaria da Reitoria Nº 587/2021 que autoriza as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão não presenciais para todos os níveis e modalidades de ensino ofertados pelos campi em substituição às atividades acadêmicas presenciais elencadas na Portaria Nº 289/2021.

Acesse os calendários acadêmicos retificados

Divulgada portaria sobre atividades remotas

(Texto: Fabrizio Franco, Arte: Tainá Borges, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)