Alimentação Escolar

Campus Trindade entrega 410 kits de alimentos às famílias dos alunos do ensino básico técnico

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 10h25 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 11h45 | Acessos: 367

A aquisição de ovos, hortaliças e frutas priorizou a agricultura familiar da região em 31,5% do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Comissão Institucional de Alimentação e Nutrição do IF Goiano (Conutri) planejou os cardápios com itens menos perecíveis e atendendo ao padrão nutricional do programa, com alimentos in natura e minimamente processados

O IF Goiano - Campus Trindade, com a pandemia da Covid-19, teve a oportunidade, em caráter excepcional, por meio da Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, de ofertar 410 kits de alimentos às famílias dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que manifestaram interesse em pesquisa. A entrega dos kits às famílias começou em outubro e será concluída neste mês de novembro. O valor total do investimento foi de R$97.786,64.  Veja as fotos das entregas dos kits do mês de outubro

De acordo com a equipe de gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Campus Trindade, o investimento na aquisição de alimentos da Agricultura Familiar na ação foi de 31,5% do total, ou seja, R$ 30.136,64, conforme a Chamada Pública nº 01/2021, estimulando assim o produtor familiar da região. Ao todo, foram 219 famílias dos estudantes atendidas com os kits montados. A alimentação escolar é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, como um programa suplementar à educação. As nove turmas dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática foram beneficiadas.

Segundo a nutricionista do IF Goiano - Campus Morrinhos e mestre em Nutrição e Saúde, Paula Medeiros Costa, a escolha dos alimentos na composição do kit segue as regras nutricionais do PNAE. “Escolhemos alimentos nutricionalmente adequados, saudáveis, microbiologicamente seguros e respeitando a agricultura familiar e a cultura alimentar da região. Identificamos a necessidade de serem alimentos menos perecíveis, sem deixar de ofertar hortaliças, frutas e fontes proteicas como ovos e sardinha”, pontua.

A técnica administrativa em educação ressalta que o trabalho da equipe de servidores da Comissão Institucional de Alimentação e Nutrição do IF Goiano (Conutri) busca a oferta de uma alimentação escolar de qualidade e gratuita aos estudantes do ensino básico, em conformidade com os programas do governo federal e a legislação vigente. Confira dois cardápios dos kit de alimentos entregues.

Kit de Alimentos 1

4 Dúzias de ovos
1 Repolho

Saiba mais