Divulgada a programação da II Semana de Arte, Cultura e Integração (Saci) 2022

Publicado: Terça, 24 de Mai de 2022, 13h33 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 12h55 | Acessos: 1775

A Arte urbana é o tema do evento que conta com cerca de 50 atividades gratuitas entre esportivas, artísticas, de lazer e conhecimentos gerais. Os inscritos terão direito a certificado. As vagas nas oficinas são limitadas. A festa junina contará com barraquinhas dos formandos com comidas típicas, discotecagem, quadrilha e apresentação artística de alunos

imagem sem descrição.

O IF Goiano – Campus Trindade promove de 6 a 10 de junho de 2022 a II Semana de Arte, Cultura e Integração (Saci). O tema desta edição é Arte Urbana. O intuito é possibilitar a participação nas atividades oferecidas, de forma estimular a criatividade e a solidariedade, promovendo a integração dos envolvidos. É necessário se inscrever no site do evento para participar. É gratuito. A Saci conta com cerca de 50 atividades classificadas entre esportivas, artísticas, de conhecimentos gerais e de lazer, de forma lúdica e interativa, nos turnos da manhã, tarde e noite. A inscrição pode ser realizada até segunda-feira (30/05). O evento é uma atividade letiva. Os inscritos terão direito a certificado. No evento, serão inaugurados o ginásio e o campo soçaite do campus.

Receba notícias por meio do canal no Telegram

Além da participação dos grafiteiros Wes Gama, Adrien Dorme e Rafael Play, bem como a apresentação da rapper Luz Negra e do Hóquei em patins, uma das novidades desta segunda edição é o resgate dos jogos populares na cultura juvenil. Pebolim, queimada, salve bandeira, bola de gude, centopéia do bambolê, entre outros serão atividades dos participantes. Há ainda atividades de conhecimentos gerais como Qual é a música?, Soletrando e Torta na cara. Outro destaque vai para a atividade de realização - a Arrecadação - de itens como alimentos, itens de higiene, roupas e outros para doação. Os esforços dos alunos irão contribuir com o trabalho de instituições carentes. O teatro tem presença com o grupo Desencanto, de Trindade, a música com o Coral do Campus Ceres e duas bandas de música, a dos professores do Campus Trindade, The Teachers, e a do Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (Naia).

Acesse o site do evento, veja a programação e se inscreva nas atividades

Segundo a organização da Saci, as atividades livres, com exceção das oficinas e minicursos, são abertas à comunidade. É necessário se inscrever para ingressar no campus durante a semana. No último dia, na sexta-feira (10/06), os alunos que estão concluindo os estudos no Campus Trindade realizam a tradicional Festa Junina com dança de quadrilhas e feira gastronômica de comidas típicas para arrecadação de recursos para as cerimônias de conclusão de curso. O ingresso na festa será por meio de convite, não há cobrança de valor. Na festa, haverá ainda discotecagem e apresentações artísticas do show de talentos. Os egressos dos anos 2020 e 2021 terão direito a um convite para a festa e cada aluno de 2022 terá direito a dois ingressos, além do próprio, para convidar familiares e amigos.

Siga o Campus Trindade no Instagram @campustrindade

As doze oficinas e minicursos programados para a tarde de quarta-feira (08/06) abordam temas como grafite, forró, cinema a até de técnicas de estudo e de uso das normas ABNT em trabalhos acadêmicos. As vagas nas oficinas são limitadas e as inscrições são no site do evento. Há ainda alguns espaços e momentos da Saci que terão programação própria, como a Cinemateca, a Tenda da Leitura, o Show de Talentos I e II, o Colóquio da Pós-graduação - em que serão apresentados os pré-projetos de pesquisa dos alunos da pós-graduação. Haverá ainda os Jogos dos Servidores e a aplicação da prova da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na terça-feira (07/06).

Equipes e Atividades
As diversas atividades da Saci estão caracterizadas em atividades livres, competitivas e de realização com a participação de quatro equipes. Não há separação entre alunos dos cursos técnicos, superior e de pós-graduação. As equipes são compostas da seguinte maneira: a equipe de Computação (Laranja), é composta pelas turmas de Engenharia da Computação e técnicos em Informática; a equipe de Elétrica (Amarelo), composta por estudantes de Engenharia Elétrica e técnico em Eletrotécnica; a equipe de Civil (Verde), alunos do curso técnico em Edificações e superior em Engenharia Civil, e por último, a equipe de Automação (Vermelho), composta por alunos da pós-graduação em Educação e Trabalho Docente e o curso técnico em Automação Industrial.

Os times das atividades competitivas serão formados pelas equipes. As atividades esportivas são tênis de mesa, voleibol, futsal, xadrez e slackline. As atividades de lazer são queimada, embaixadinha, salva bandeira, uno, dama, truco, corda, cabo de guerra, dança das cadeiras, piseiro de balão, bolinha de gude, acerte o alvo, avião de papel, estafetas, ata e desata, corrida da ponte, centopéia do bambolê, corrida do bambolê no pé, corrida dos balões, corrida do caranguejo, corrida do arco, corrida dos números e pebolim.

As atividades de conhecimentos gerais são Qual é a música?, Soletrando, Torta na cara e Cubo Mágico. Já as atividades de realização são Show de talentos, Apresentação do grito de guerra e do brasão, produção de uma arte urbana (grafite, rap, estátua viva…), arrecadação, surpresinhas, exemplo: a equipe deverá apresentar 5 moedas de um centavo, em determinado local e hora. Por último, as atividades livres são oficinas, apresentações artísticas; Tenda de leitura; Cinemateca; roda de conversa, contação de histórias e protagonismo juvenil.

Evento: II Semana de Arte, Cultura e Integração (Saci)
Data: 6 a 10 de junho de 2022
Tema: Arte Urbana
Local: IF Goiano – Campus Trindade