Avaliação docente

A partir do dia 31 de maio alunos devem avaliar o trabalho dos professores

Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 11h24 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h23 | Acessos: 394

O intuito da avaliação é auxiliar os professores a melhorar cada vez mais a qualidade da educação ofertada e promover a oportunidade dos alunos de avaliação de cada docente. O prazo se encerra no dia 3 de junho

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Trindade, por meio do sistema Q-Acadêmico, inicia a partir do dia 31 de maio e encerra no dia 3 de junho, a avaliação dos professores pelos alunos do Campus. A plataforma pode ser acessada por meio de dispositivos móveis. A avaliação docente é semestral, utilizada para a progressão de carreira dos professores e pode ser realizada pelos alunos nos laboratórios de informática da instituição. Ao final do processo, cada docente recebe um relatório geral da avaliação dos alunos. Veja no final da matéria os 10 critérios da avaliação.

Receba notícias por meio do canal no Telegram

O intuito da avaliação é auxiliar os professores a melhorar cada vez mais a qualidade da educação ofertada e promover a oportunidade dos alunos de avaliação de cada docente, conforme a Resolução Nº 007/2018 do IF Goiano e demais documentos. O plano de trabalho e os relatórios de atividades dos professores do Campus Trindade são abertos e podem ser consultados aqui

Siga o instagram do Campus Trindade @campustrindade

De acordo com a Comissão Local Permanente de Avaliação Docente pelo Discente (CPADD), os alunos dos cursos serão orientados sobre os critérios da avaliação com a sensibilização e apoio dos coordenadores de curso. Durante o período da pandemia da Covid-19, em virtude da adoção do ensino remoto, nos anos de 2020 e 2021, a nota da avaliação utilizada foi a média dos anos anteriores, considerando o intervalo de 24 meses, conforme o Ofício Circular nº 6/2021 - DGP-REI/IFGOIANO.

Veja o Quadro de Jornada e E-mails dos Docente

Confira abaixo mais detalhes de cada um dos dez itens a serem avaliados, em conceitos de 0 a 10. O resultado da avaliação é restrito à Gerência de Ensino e a CPADD.

1.Pontualidade e Assiduidade
Cumpre o início e término do horário de aula e a ministra regularmente.

2.Critérios de avaliação
Utiliza formas de avaliação diversas ao longo de cada ciclo avaliativo (por exemplo: provas individuais, em dupla, com consulta, provas com questões objetivas e discursivas, atividades em sala, trabalhos, seminários, projetos, etc), explicando os critérios e discutindo-os com a turma.

3.Metodologia de ensino
Ministra as aulas de diferentes maneiras (por exemplo: aulas expositivas, debates, aula prática, aula de campo, oficinas, trabalhos em grupo, seminários, etc), sempre que possível, expondo o conteúdo de forma clara e utilizando linguagem compreensível.

4.Comprometimento com a aprendizagem
Compromete-se com a efetiva aprendizagem dos alunos, mostrando-se disponível, por exemplo, para atendê-los em suas particularidades de aprendizado.

5.Participação dos alunos
Incentiva a participação dos estudantes nas atividades programadas da disciplina, ouvindo seus questionamentos e contribuições.

6.Apresentação do Plano de Ensino
Apresenta, no início do semestre, a programação da disciplina, com objetivos, ementa, conteúdos, critérios de avaliação e referências.

7.Integração dos conteúdos
Busca relacionar, sempre que possível, os conteúdos de sua disciplina com o cotidiano, com a realidade econômica e social local, e com as demais disciplinas, da mesma ou de outras áreas do conhecimento.

8.Conhecimento dos conteúdos
Demonstra ter conhecimento do conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade.

9.Apoio ao aluno
O professor cumpre os horários de apoio previamente estabelecidos, mostrando-se disponível para sanar dúvidas e outras questões oriundas de sua disciplina.

10.Relacionamento
Favorece uma relação ética e de respeito mútuo, promove um clima de participação e trabalho coletivo.

(Texto: Fabrizio Franco, Arte: Taina Borges, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)