Campus Urutaí e Embrapa realizam evento sobre agroecologia

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 13h27 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 15h06 | Acessos: 785

VI Dia de Campo da Fazendinha agroecológica ocorre dia 22 com oficina sobre biofertilizante organizada pelo Campus Urutaí.

O “VI Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica” receberá na Unidade, no dia 22 de fevereiro de 2019, agricultores, estudantes e técnicos da área, apresentando novidades em pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros, como o Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, através do Núcleo de Pesquisa em Agroecologia. Pela manhã, o evento terá quatro estações abordando os temas: “Quintal Agroecológico”, “Melhoramento de Feijão em Sistema Agroecológico”, “Insumos Agroecológicos” e “Bioenergia”. À tarde, acontece a “Oficina Sobre Biofertilizantes Líquidos, Adubação Verde e captura e multiplicação de microrganismos eficazes”com Prof. Dr. Milton Sérgio Dornelles, do IF Goiano - Campus Urutaí. As ações acontecerão na Estação Experimental em Agroecologia, a Fazendinha Agroecológica, dentro da Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás, e as inscrições serão realizadas exatamente antes da abertura do evento. (Veja programação abaixo)

O objetivo geral do evento, quando de sua criação, foi promover o fortalecimento da relação entre a Embrapa e todo o público que se envolve com o tema, contribuindo para a ampliação do conhecimento e da adoção de sistemas agroecológicos de produção no Estado de Goiás. Passados cinco anos, esta meta já é realidade e a aproximação se transformou em trabalhos conjuntos, traduzindo-se em atividades dentro do próprio Dia de Campo da Fazendinha, que conta, na realização desta edição, com 11 parceiros, dois deles apresentando estações com estudos e tecnologias próprias.

O dia de campo
Como iniciativa da equipe de Agroecologia da Embrapa, o Dia de Campo é coordenado pela pesquisadora Flávia Alcântara e pelo analista Glays Matos, e conta com uma equipe interna altamente comprometida com sua realização. O evento é destinado a agricultores familiares, cooperativas, órgãos governamentais de pesquisa, ensino e extensão e imprensa em geral.

A vocação da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão é o trabalho com e para a agricultura familiar, com atividades executadas também em pesquisa participativa em diferentes municípios goianos. Esta característica tem feito da Embrapa um dos principais atores no desenvolvimento rural do estado de Goiás, na tentativa de contribuir para a inclusão mercantil e social dos agricultores e agricultoras familiares do estado.

Duas das estações do Dia de Campo serão conduzidas por parceiros da Embrapa na realização do evento, que trarão suas tecnologias para a Fazendinha. São elas: “Bioenergia”, pelo professor Wilson Mozena, da UFG; e “Insumos Agroecológicos”, com o professor Milton Dornelles do IF Goiano Campus Urutaí. Na primeira, será abordado o Nexus de produção de alimentos, tratamento de resíduos e produção de energia sustentável, que integra ações para a agricultura familiar financiadas pelo CNPq - Projeto CVT; e Fapeg/Fundação Newton - junto com University College London (UCL) de Londres. As tecnologias apresentadas serão “Tratamento de esgoto modelo Embrapa”, “Reatores de biodigestão” e “Produção de biomassa pelo capim elefante e cana energia”.

Já o Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia – NEPA, é a instituição responsável pela estação Insumos Agroecológicos. Ali, serão abordados conteúdos sobre princípios e técnicas para manejo ecológico do solo e da biodiversidade, do fosfato natural de rocha, pó de rocha, gesso agrícola, calcário, cinza vegetal, algas marinhas, microrganismos eficazes, composto orgânico, bokashi e resíduos agrícolas, entre outros materiais.

A estação “Quintal Agroecológico”, instalada na Fazendinha Agroecológica em parceria com a Emater-GO, na pessoa da engenheira agrônoma Taís Ferreira de Almeida, estará sob coordenação da Dra. Mara Rubia, do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC). Ela irá falar sobre as principais ações e indicações para tratar e prevenir quadros patológicos, sobre os efeitos colaterais e como utilizar as diversas plantas para uso medicinal. O Dr. Joaquim Cáprio, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, fará palestra na estação “Melhoramento de Feijão em Sistema Agroecológico”, abordando as pesquisas já realizadas há quase 15 anos na Fazendinha com a cultura do feijoeiro comum em sistema agroecológico.

A Comissão de Produção Orgânica de Goiás (CPOrg-GO), ligada ao Ministério da Agricultura, irá montar um “Estande Tira-Dúvidas” no evento, para atender aos presentes em questões como: ações e projetos de fomento à produção orgânica, adequação das normas de produção e controle da qualidade orgânica, certificação de orgânicos, controle social e proposição de políticas públicas para desenvolvimento da produção orgânica. A CPOrg-GO é constituída por 28 instituições públicas e da sociedade civil, que têm ligação direta com Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado, entre elas, a Embrapa.

Ao final do evento, será aberta a Feira Agroecológica, realizada em parceria com a Associação de Produtores Orgânicos de Anápolis e Região (APROAR) e a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO). Os agricultores ligados a estas instituições comercializarão produtos como mel, pólen, rapadura, hortaliças e frutas, entre outros. Haverá sorteio de alguns produtos, cedidos pelos agricultores presentes na feira.

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão (Adaptada)