Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Latticles: marca registrada no INPI

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 09h15 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 11h40 | Acessos: 1517

O Campus Urutaí registra software de gerenciamento da pesquisa

Com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Goiano, o programa Latticles: avaliação eficiente da produção científica, recebeu no dia 18/06/2019 o registro (BR512019001166-0) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O aplicativo web-based foi construído em linguagem R pelo professor Anderson Rodrigo da Silva para avaliação das produções científicas contidas na Plataforma Lattes do CNPq, em especial as publicadas em periódicos cadastrados no Qualis-CAPES. “Trata-se de uma ferramenta de gestão institucional da Pesquisa e Pós-Graduação que permite importar artigos, classificar pelo Qualis e calcular métricas como Equivalente A1 e quantitativo A1+A2+B1, tudo de forma automática a partir de arquivos XML do currículo Lattes do pesquisador. No processo seletivo PIBIC/PIBITI 2019 usamos a versão beta (de testes) - mais de 100 currículos Lattes foram analisados em apenas uma tarde!

O programa Latticles deverá auxiliar principalmente as coordenações dos cursos de Pós-Graduação, no levantamento quanti e qualitativo das produções científicas. O professor comenta: “Todo ano precisamos enviar à CAPES um relatório bastante extenso com todas as informações de produção docente e discente da Pós-Graduação. O levantamento das produções científicas individuais é trabalhoso e consome um tempo dos que pode ser mais bem utilizado na descrição de outros itens importantes.” Outras informações como produção de livros e capítulos e orientações concluídas também são quantificadas. O app deverá auxiliar ainda em processos seletivos como PIBIC/PIBITI, PIPECTI, concursos e outros.

A ferramenta está hospedada na plataforma GitHub. A instalação necessita de código token liberado pelo desenvolvedor (anderson.silva@ifgoiano.edu.br).

Gerência de pesquisa do Campus Urutaí

Fim do conteúdo da página