Projeto Ser Natureza realiza dia de campo

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 14h48 | Última atualização em Sábado, 16 de Dezembro de 2017, 07h35 | Acessos: 1222

Evento consolida a 1ª etapa de recuperação do córrego Laranjal

No dia 07 de dezembro de 2017 aconteceu o Dia de Campo - 1ª Etapa de Recuperação do Córrego Laranjal, em Pires do Rio, na fazenda de um dos produtores participantes do projeto, senhor Ordeval Paiva Júnior . O evento foi uma realização do Ministério Público em parceria com o Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, Saneago, Emater e Secretaria do Meio Ambiente de Pires do Rio.
A abertura do evento contou com a presença do promotor de justiça de Pires do Rio, Fabrício Roriz Hipólito, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (COAMA), senhor Delson Leone Júnior, Chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Dr. Jales Guedes Coelho Mendonça, e do proprietário rural, senhor Ordeval Paiva Júnior. Em suas falas todos mencionaram a importância do trabalho coletivo e das parcerias para a realização do projeto. Em um segundo momento, o projeto Ser Natureza foi apresentado pelo senhor Léo Lince do Carmo, engenheiro florestal da Emater, e pelo senhor Matheus Rocha Medes, engenheiro da Secretaria do Meio Ambiente de Pires do Rio. Após as apresentações, foi aberto espaço para as falas das autoridades parceiras do projeto, sendo elas o Diretor Geral do Campus Urutaí, professor Dr. Gilson Dourado, coordenador da Unidade Regional Estrada de Ferro da Emater, senhor Carlos Alberto Mariano, Diretor de Produção da Saneago Central, representado pela senhora Patrícia Pimentel, Secretário do Meio Ambiente do município de Pires do Rio, senhor Jayme Jhunner Rezende e Souza, e a Prefeita de Pires do Rio, senhora Cleide Aparecida Veloso Costa. Todos elogiaram o projeto e acreditam que este será um marco na história do município. Ao final do dia de campo todos os participantes foram convidados para participar do "Abraço coletivo" ao redor da nascente.

Projeto Ser Natureza - O projeto Ser Natureza foi criado em 2008 pelo COAMA, mas só foi iniciado oficialmente no município de Pires do Rio em março de 2017, com a adesão da Prefeitura ao projeto. Tem como objetivo promover a proteção e a recuperação área da bacia hidrográfica do Ribeirão Maratá, popularmente conhecido como córrego Laranjal, manancial de abastecimento público do município de Pires do Rio. Inicialmente foi feito um levantamento da área do córrego Laranjal, juntamente com a identificação das nascentes e das propriedades localizadas na região. Nesta primeira etapa foram identificadas 17 nascentes distribuídas em 10 propriedades rurais. Após a adesão 100% dos fazendeiros, o projeto entrou em execução com o cercamento da área das nascentes e com o plantio de mudas, sendo este realizado por 7 escolas do município. Os materiais foram fornecido pela Saneago e pela Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (CAEJ). A próxima fase do projeto será voltado para as práticas de conservação do solo.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí