Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Xakriabás buscam formação para atuação em suas aldeias

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 10h17 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 08h49 | Acessos: 1215

Campus Urutaí conta com grupo de 28 alunos de comunidade indígena, que viram nos estudos a oportunidade de atender às necessidades de suas aldeias.

Desde 2014 o Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu  integrantes da comunidade indígena Xakriabá. Nesse dia 19 de abril, data em que celebramos o Dia do Índio no Brasil, nossos alunos mostram que ser índio vai além do estereótipo de chocalhos e pinturas. Cursando os ensinos técnico e superior, esses estudantes buscam formação para atender às necessidades de sua comunidade.

Atualmente, o Campus Urutaí conta com 28 alunos Xakriabás. Eles residem na unidade durante todo ano letivo, visitando suas aldeias somente nas férias de julho e janeiro. Afirmam sentir falta da reserva, principalmente das danças e apresentações culturais, que ocorriam diariamente ao final do dia. Para os índios Xakriabá a dança não significa apenas um momento de lazer, mas também um encontro entre etnias e uma forma de oração para Tupã.

Com tanto tempo fora da comunidade, para o aluno do curso técnico em Biotecnologia, Lourisvânio Ferreira, a união da aldeia é o que mais te faz falta, pois, segundo o estudante, fora dela o preconceito contra a população indígena no Brasil ainda é muito forte. Rompendo o estereótipo criado em torno da figura do índio, Lourisvânio explica que, em decorrência da grande miscigenação das etnias, o índio atual não tem mais necessariamente o cabelo liso, olhos puxados e pele parda. "Hoje, o índio pode ser negro ou branco, ter um celular, um computador e usar roupas comuns. Tenho chocalhos e tenho orgulho de usá-los, mas posso vir às aulas sem ele e nem por isso deixei de ser índio", conta.

Sobre a formação Xakriabá, as escolas que funcionam dentro das aldeias ensinam a cultura indígena e também o ensino regular. Mas a busca por novas oportunidades e a necessidade de ampliar conhecimentos específicos fizeram com que esses alunos buscassem o IF Goiano. "Meu sonho é ser médico, retornar para a reserva e ajudar meu povo", relata Lourisvânio. Já o egresso do curso técnico em Informática, Daniel Oliveira, concluiu seus estudos no final de 2017 com o objetivo de continuar sua qualificação em um curso superior para também atuar na comunidade. Atualmente é aluno do curso de Direito, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O ingresso dos Xakriabás no IF Goiano - Campus Urutaí foi viabilizado por meio de processo seletivo realizado em parceria com o município de São João das Missões. O prefeito desta cidade é um dos líderes Xakriabá, o que é considerado pela comunidade uma grande conquista. A reserva divide-se em 32 aldeias, cada uma com sua liderança, com autonomia para decidir os rumos da comunidade, porém tudo deve ser reportado ao cacique, para que ocorram mudanças e melhorias na reserva como um todo.

Os Xakriabás estão na região do norte de Minas Gerais, próximo ao rio São Francisco, desde o descobrimento do Brasil como indicam em seus registros históricos. Após longas lutas para a demarcação de suas terras, hoje contam com um terço do total de sua área original, que abriga uma população com mais de 11 mil índios.

 

 

Assessoria de Comunicação Social - Campus Urutaí , com Coordenação Geral de Comunicação Social

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página