União entre representantes é destaque em cerimônia de abertura

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 16h29 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 09h10 | Acessos: 416

Cerimônia foi realizada parque do Espelho D’água na tarde da quinta-feira, 9.

A união de forças em benefício dos pequenos produtores agrícolas foi o tom da abertura oficial da Feira Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) 2018, na noite do dia 9 de maio, em São Luís de Montes Belos. Inaugurado no ano 2000, o evento é promovido este ano pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), que reservou dois espaços para as atividades. Os trabalhos técnico-científicos são realizados na Fazenda Escola, e a exposição e venda dos produtos são feitas no parque do Espelho D’água, que também é palco das atividades culturais. A feira tem como objetivo promover a agricultura familiar como segmento produtivo essencial para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros para a população.

Representantes das instituições participantes foram recepcionados pelo reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivano Devilla, que também é o coordenador da Acof, juntamente com a professora Divina Aparecida Leonel. O Instituto Federal Goiano foi representado pelo pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes da Rosa Filho. Também estiveram presentes o Diretor Geral do IF Goiano Campus Urutaí, prof. Dr. Gilson Dourado, e o Diretor de Extensão do Campus, Prof. Dr. Eduardo de Faria Viana.

Participaram ainda da abertura oficial representantes das demais parceiras da UEG na realização da 16ª Acof, que são: Conab, Emater, Embrapa, Incra, Fapeg, SUS, Fetaeg, Fetraf, Suvisa, Fetaeg, Nedet, Ministério da Agricultura, CUT Apinajé, MCP; Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura e Diocese de São Luís de Montes Belos, Agrodefesa e CTDRS Estrada de Ferro.

O Campus Urutaí, juntamente com outros Campus do IF Goiano, realizarão atividades acadêmicas durante todo o período da feira. Entre as atividades estão previstas minicursos sobre “Processos de sistematização em agroecologia”, “Manejo ecológico do solo”; oficinas sobre “Biofertilizantes líquidos”, “Capitura e multiplicação de microorganismos eficazes”; palestras sobre “Conservação e deterioração de pescado”, “Reaproveitamento de resíduos na agricultura”, “Perspectivas para a aquicultura em Goiás; mesa redonda sobre “Agroecologia, alimentação saudável e espiritualidade”, “Prosa em agricultura orgânica”, entre outras atividades. Além disso, o Campus enviou uma caravana com alunos e professores de vários cursos para participarem da feira.

Confira a cobertura completa do evento

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG, de São Luís de Montes Belos) Adaptada.