Alunas selecionadas para intercâmbio nos Estados Unidos já retomaram suas atividades no Campus

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 11h53 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 10h16 | Acessos: 968

Alunos interessados em realizar intercâmbio têm até o dia 10 de junho para se inscreverem no Programa IF Goiano Internacional.

Recentemente as alunas Luana Nunes e Marana Carneiro retornaram ao Instituto Federal Goiano Campus Urutaí após passarem 6 meses nos Estados Unidos. As alunas foram selecionadas para um intercâmbio na Universidade Estadual de Ohio (Ohio State University), que é especializada em estágios na área de agricultura, como hortaliças, cultivo de gramas, etc.

Em 2016, as alunas participaram do processo seletivo, porém o estágio iniciou no 1º semestre de 2017. Luana Nunes, que é discente em agronomia, realizou seu estágio na empresa KWS Cereals, localizada na cidade de Champaign, no estado de Illinois. Durante esse período, a aluna trabalhou com cultivares de trigo. Já a estudante Marana Carneiro, discente do curso de Engenharia Agrícola, foi selecionada para estagiar na empresa Beta Seed, na cidade de Shakopee, no estado de Minnesota. Marana trabalhou com espécies de beterraba sacarina. Ambas realizaram atividades como colheita, processamento, tratamento e contagem de sementes.

As alunas retornaram ao Brasil no final de 2017, contudo suas atividades no Campus Urutaí foram retomadas somente no 1º semestre deste ano. As discentes possuem a mesma opinião sobre a experiência do intercâmbio, “contribuiu grandemente para seu crescimento profissional e também pessoal”. As duas aconselham à todos os estudantes a participarem de um intercâmbio, pois consideram a experiência enriquecedora.

Programa IF Goiano Internacional - O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga edital de auxílio para realização de estágio no exterior para estudantes dos cursos superiores. O edital faz parte do Programa IF Goiano Internacional e irá ofertar cinco bolsas no valor de R$ 10 mil reais. Interessados podem se inscrever até o dia 10 de julho para concorrer.
Para se inscrever, é necessário encaminhar por e-mail (internacional@ifgoiano.edu.br) à Coordenação para Assuntos Internacionais os documentos constantes no edital (veja link abaixo). Vale ressaltar que o aluno precisa ter, no ato da inscrição, carta de aceite ou contrato da empresa ou instituição onde será realizado o estágio. "Significa que o estudante é quem deverá buscar a vaga, embora a Assessoria Internacional esteja à disposição para orientá-lo sobre como proceder", pondera o coordenador de assuntos internacionais substituto, Markus Oliveira.
Além da carta de aceite, Markus lembra que, para efetuar a inscrição, é preciso, ainda, que um professor orientador do IF Goiano encaminhe para o e-mail da assessoria uma carta de recomendação do estudante. O candidato também precisa solicitar visto específico compatível com as atividades a serem desempenhadas no país de destino. Ou seja, devem solicitar visto para estágio e não, meramente, visto de turista.
Os interessados precisam ter mais de 18 anos de idade no ato da inscrição ou ser emancipado, além de ter concluído pelo menos 20% da carga horária de seu curso superior. O resultado final desta seleção será divulgado no dia 20 de julho.

Acesse os links abaixo do vídeo institucional com o depoimento das alunas Marana e Luana:

Vídeo Marana Carneiro

Vídeo Luana Nunes

Links para o Programa IF Goiano Internacional:

Clique e acesse o edital

Modelo de Carta de Apresentação

Plano de Atividades no Exterior