26/03/20 - Reunião Extraordinária

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 17h22 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 17h22 | Acessos: 1560

V Reunião Extraordinária do Colégio de Dirigentes

26/03/2020, às 8h, por webconferência.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Calendário Acadêmico

PROEN relata sobre reunião que teve com o Colégio de Dirigentes de Ensino na quarta-feira, 25, e expõe os encaminhamentos que tiveram: criação de um Grupo de Trabalho (GT), o qual ficará responsável por realizar estudo e elaborar diretrizes que orientarão as atividades acadêmicas diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), assim como elaborará novo calendário de reposição das aulas. Tal GT também discutirá formas de otimização de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para esse momento, considerando que não estão ocorrendo as aulas presenciais, visando propiciar interação entre estudantes e professores.

Como encaminhamento, ficou acordado pelo Colégio de Dirigentes:

- Será emitida Portaria, pelo Reitor, com novas orientações para os estudantes e servidores.

- Em relação aos estudantes da pós-graduação, a orientação vai na direção da continuidade das atividades acadêmicas em ambiente virtual, inclusive as defesas de mestrado e doutorado.

- Reitor e DGP irão se reunir com a Procuradoria Federal para obtenção de orientações jurídicas visando a retomada do Conselho Superior.

- A próxima reunião do Colegiado ocorrerá na próxima terça-feira, às 8h, por webconferência.

INFORMES GERAIS / OUTROS ASSUNTOS

- Reitor apresenta o Termo de Posse que recebeu do MEC, solicitando a sua assinatura virtual.

- Reitor informa:

- Conif optou, por unanimidade, não tomar uma decisão única em relação à suspensão do calendário acadêmico e à reposição das aulas, assim cada Instituto deve tomar sua decisão junto aos seus colegiados de ensino, tendo em vista as diferentes realidades da Rede de Educação Tecnológica. Enfatiza, ainda, que a Portaria nº 345 dá autonomia ao uso das TICs como parte de reposição das aulas virtualmente.

- Conif também decidiu suspender todos os eventos de 2020, como a Reditec, que ocorreria no Estado do Pará e os JIFs Etapa Regional e Nacional, sendo tais eventos retomados em 2021.

- Foi solicitado pelo Sr. Samuel Aragão (SETEC/MEC) que o IF Goiano envie proposta de oferta de cursos para o segundo semestre deste ano, concernentes ao Programa Novo Pronatec/Novos Caminhos. Reitor sugere que as demandas de ofertas do IF Goiano sejam encaminhadas hoje, até antes do horário de almoço.

- PROEX informa:

- Em conjunto com os professores de Educação Física do IF Goiano, optou-se por suspender temporariamente a etapa IF Goiano dos JIFs até que se mude o cenário de pandemia neste primeiro semestre. Assim que a Instituição voltar à normalidade, será avaliada a possibilidade de realização no segundo semestre. Essa mesma decisão foi adotada para a Agro Centro-Oeste Familiar.

- Reforça a importância do envio, por e-mail, dos campi, a respeito da manifestação de interesse e os possíveis cursos que poderão ser disponibilizados no Programa Novo Pronatec/Novos Caminhos, nas modalidades: técnicos em EaD, subsequentes, graduação, licenciaturas, pós-graduação e FIC.

- Ascom esclarece sobre a matéria sugerida pelo Colegiado acerca do Índice Geral de Cursos (IGC) do IF Goiano que se trata de um índice obtido pelo Instituto em dezembro de 2019, e não recentemente, e disponibiliza as informações para conhecimento.

- DGP apresenta Instrução Normativa publicada hoje no Diário Oficial da União, que limita alguns benefícios dos servidores para esse período de trabalho remoto, tais como o auxílio transporte e o auxílio insalubridade. Foi sugerido pelo Reitor socializar esse documento para que seja adotado a partir do dia 01/04.