VII Reunião Ordinária

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h05 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h09 | Acessos: 1464

02/06/2020, terça-feira, às 8 horas, por webconferência.

A reunião é iniciada com a exposição da servidora Bruna (psicóloga do Campus Ceres), que falou aos gestores do Colégio de Dirigentes do IF Goiano sobre o tema “Liderança e gerenciamento do estresse no contexto da pandemia”.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas 2020-2023

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresenta planejamento estratégico do setor para o período 2020-2023, alicerçado na humanização (Instituição tratar de forma mais humana os servidores), profissionalização (interesse público antes do pessoal) e simplificação de processos. Expõe sobre o ciclo da vida funcional, governança (onde estamos, onde queremos chegar), propostas de Programa de Desenvolvimento de Líderes, bem como a construção da Política de Gestão de Pessoas do IF Goiano, entre outros assuntos.

Licença Capacitação 2020

Tendo em vista que estamos vivendo um momento de excepcionalidade, o Colégio de Dirigentes acordou pela prorrogação da data de início da licença capacitação do primeiro edital de 2020 ao servidor que se interessar e a não lançar o próximo edital.

Efeitos da aprovação da Lei Complementar n° 173, de 27 de maio de 2020

Foram apresentadas pela DGP as alterações que atingem os servidores de um modo geral. DGP repassará aos setores de Gestão de Pessoas dos campi a orientação para aguardar desfecho dessa discussão no âmbito da Rede Federal.  Enquanto isso, mediante tal Lei, a Instituição precisará suspender as progressões, titulações, que acarretam aumento de despesas, a partir da data de publicação da Lei Complementar e aguardar parecer da Procuradoria do IF Goiano ou do SIPEC.

Minuta do Regulamento para Funcionamento das Comissões Extraordinárias e afins do IF Goiano - Processo nº 23216.000483.2020-74

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) apresentou os trâmites do processo e informou os futuros encaminhamentos do documento.

Minuta do Regimento Interno da Reitoria

PRODI relatou os trâmites que o documento passou e informou as próximas etapas que serão: tramitar a minuta do Regimento Interno da Reitoria na Câmara Deliberativa e, depois, para avaliação do Conselho Superior.

Emissão e registro de diplomas e certificados durante a pandemia

Pró-reitoria de Ensino (PROEN) apresentou o documento que enviou aos diretores de Ensino e cargos equivalentes nos campi, na semana passada. Tal documento visa orientar o atendimento da emissão de diplomas aos estudantes da Instituição em casos excepcionais.

Aquisição de alimentos com recursos do PNAE

Houve a participação das nutricionistas Daniela Custódio (Reitoria) e Paula (Campus Morrinhos), para esclarecimentos sobre a nova Lei nº13.987, de abril de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que traz orientações sobre como proceder nesse período da pandemia do novo Coronavírus.

Ficou acordado que as dúvidas jurídicas serão encaminhadas para a Procuradoria Federal do IF Goiano, a fim de obter orientações, para que os diretores-gerais possam definir as ações em suas unidades de forma segura.

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

- Reitor solicita que os pedidos de portarias dos campi que chegarem à reitoria, já venham autorizados pela direção-geral das unidades, sendo essa autorização um fator determinante para emissão de tais documentos.

- Reitor salienta que, neste momento da pandemia, o e-mail institucional está sendo o principal canal de comunicação oficial com todos os servidores do IF Goiano, sendo primordial a sua verificação diária, especialmente pelos gestores, em virtude de alguns documentos e respostas que precisam de retorno imediato.

- Reitor informa que a Universidade Federal de Goiás (UFG) convidou as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de Goiás para participarem do evento que está sob organização de tal UF, intitulado “Realidade e futuro da educação no contexto da pandemia”. O evento ocorrerá na próxima semana, terá uma mesa destinada aos Institutos Federais, porém a programação ainda está sendo fechada. Em momento oportuno, os diretores-gerais receberão mais informações e o convite.

- PRODI solicita para os campi alimentarem o painel do Conif semanalmente, para dar mais visibilidade às ações do IF Goiano durante o período da pandemia.

- Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) informa que há uma recomendação da Procuradoria Federal do IF Goiano para que as parcerias com agentes de integração sejam feitas de maneira institucional.

- Levantou-se novamente a discussão sobre as férias de julho, especialmente para os docentes (assunto já abordado em reunião anterior). Manteve-se a deliberação de que cada unidade definirá tal questão junto com seus servidores envolvidos.

- A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) informa que o edital IFMake foi lançado e que os trabalhos para submissão de um projeto institucional estão em andamento.

- Diretoria de Comunicação Social (DICOM) reforça que os campi que ainda não buscaram as agendas 2020, que providenciem retirá-las no auditório da Reitoria o mais breve possível.

- Reitor sugeriu, e foi aprovado pelo Colegiado, que na próxima reunião a servidora Bruna (psicóloga do Campus Ceres), retorne com a sua participação para a continuidade do assunto abordado.