Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Uepe - Integração lavoura-pecuária-floresta

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 22h36 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h59 | Acessos: 3349

       

Montes Claros de Goiás

UEPE "Santa Rita"

Parceiros: Edson Ary, Comigo e Embrapa

Área da UEPE: 44 hectares

Localização: Montes Claros de Goiás (GO), na BR-070, km 412

Sistema: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com cultivo de milho em consórcio com capim-mombaça e componente florestal eucalipto e baru.

Desenvolvimento do projeto

A UEPE “Santa Rita” está implantada em propriedade onde as atividades principais são a produção de leite e de bovinos de corte.

O trabalho foi iniciado em outubro de 2017 com a coleta de solo para análise química e física. As faixas destinadas ao componente florestal foram demarcadas antes do plantio do consórcio de milho com capim-mombaça. Cada faixa (renque) está distanciada de 50 m.

Na safra 2017/2018 foi implantado cultivo de milho (Zea mays) em consórcio com capim-mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça). Após a última aplicação de herbicida para controle de plantas daninhas na cultura do milho foi realizado o plantio do componente florestal.

Foram implantadas 3 espécies de eucalipto sendo: Super clone (Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla), Citriodora (Corymbia citriodora) e AEC 2034 (E. camaldulensis x E. grandis) x E. urophylla.

Para abordar também estudo com árvores nativas do Cerrado está sendo testado o Baru (Dipteryx alata).

Será realizada silagem do milho consorciado com o capim-mombaça e para a próxima safra (2018/2019) está previsto o cultivo de soja nos entre-renques dos eucaliptos e do baru.

Fim do conteúdo da página