Publicado: Sábado, 20 de Abril de 2019, 00h13 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 08h26 | Acessos: 150

Evento organizado pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Campos Belos e IF Goiano - Campus Campos Belos acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio.

imagem sem descrição.

O IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, evento organizado pelos campi da Universidade Estadual de Goiás e IF Goiano na cidade de Campos Belos, traz como tema neste ano a "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA: QUESTÕES, IMPASSES E REVIRAVOLTAS".

O contexto educacional atual apresenta características peculiares do qual emergem novas questões, alguns impasses e possíveis reviravoltas que, por sua vez, influenciam na atuação e, consequentemente, na formação de professores. O notório saber, as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as avaliações externas, a valorização da educação a distância em detrimento à educação presencial, projetos como o Escola Sem Partido, Educação Domiciliar, uma possível reforma da Previdência Social que influencia a aposentadoria do professor, além de movimentos que negam os fatos históricos e defendem abertamente posturas conservadoras, são questões que impactam diretamente formação e atuação docente.

Além disso, no contexto social há novamente a recorrência de discurso que conclama a intervenção/ditadura militar como possível solução para os problemas sociais, econômicos e políticos. Esse ideário recai sobre a educação por meio daqueles que, em nome da ordem e da disciplina, defendem a militarização das escolas públicas como meio de alcançar melhores rendimentos escolares e combater a violência nos contextos escolares.

A forma como esses eventos nos provocam e espantam, apontam para uma crise democrática e nos impulsionam ao enfrentamento, à necessidade de luta por nenhum direito a menos, pela garantia dos direitos sociais e políticos historicamente conquistados. Tal contexto apresenta-se como desafio para a formação e a atuação docente nos dias atuais. Como estamos pensando e fazendo a formação de professores tendo em vista todos esses elementos impregnados em uma sociedade marcada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e pela veiculação rápida, mas comumente insipiente de informações, direcionarão nossas discussões no IV Seminário sobre Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores, que seguirá essas linhas gerais, pensando no professor não como um ser de identidade fixa, mas como um ser que é afetado por todas essas relações.

As palestras e oficinas serão conduzidas pelos professores da UEG - Câmpus Campos Belos, e por professores convidados, dentre eles o Prof. Me. Fabiano José Ferreira Arantes (IF Goiano - Campus Campos Belos), Prof. Drª Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva (UFT), Prof. Drª Magda Suely Pereira da Costa (UFT),  Prof. Dr. Rosolindo Neto de Souza Vila Real (UEG), Prof. Drª Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB) e muitos outros. Aguardamos vocês neste importante evento que contribuirá para a discussão acerca da formação docente.