Dia Internacional da Mulher

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 15h52 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 16h08 | Acessos: 258

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (NEPEDS) do IFGoiano Campos Belos é um importante espaço de diálogo que vem sendo construído com o objetivo de fomentar, discutir e promover ações e práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas em educação da diversidade sexual e de gênero. Trata-se de um núcleo preocupado em trazer novas/outras formas de pensar a escola e a sociedade problematizando os processos de formação no campo das relações de gênero e sexualidade em atravessamentos com outras categorias.

No dia 08 de março o mundo inteiro para refletir o quanto a(s) luta(s) das mulheres por direitos e oportunidades igualitárias é histórica, e o quanto ainda falta para mudar problemas estruturais da realidade que, ano após ano, vitimiza de várias formas milhares de mulheres pelo mundo todo. O Brasil teve uma mulher assassinada a cada duas horas, apontou o Atlas da Violência 2020, o que faz do Brasil um dos países com mais assassinatos de mulheres no mundo.

Assim o NEPEDS – Campus Campos Belos visa nesse dia 08 de março destacar as diversas formas de desigualdades, violência e opressão que o sexo feminino enfrenta cotidianamente e de contribuir na conscientização de toda a sociedade para a importância do cultivo do respeito e igualdade de oportunidades para todos os gêneros. Ademais, promoveremos uma série de postagens especiais com citações, poemas, frases, pensamentos narrados pelas discentes e servidoras do Campus relembrando mulheres ao redor do mundo e valorizando a força, o trabalho e a luta de várias mulheres que fazem a vida acontecer. Também teremos uma mesa no mesmo dia sob o título “Mulheres Influentes em Campos Belos” a realizar-se via plataforma do Youtube no canal IFGoiano Campos Belos, trazendo ao público grandes nomes que movimentam e transformam nosso município e região.

Mesa-redonda: Mulheres Influentes em Campos Belos

Data: 08/03/2021

Assista

Canal Youtube IFGoiano Campos Belos

Convidadas:

Abertura da mesa com Larissa Francisco das Virgens – aluna do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IF Goiano - Campus Campos Belos.

Samantha Jesus dos Santos – Presidente da Associação de moradores do Vila Esperança.

Odiva Xavier – Docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG/UnU de Campos Belos, onde é Coordenadora Adjunto de Pesquisa, Iniciação Científica e Tecnológica, e lidera o Grupo de Pesquisa "Cultura, Currículo e Práxis Pedagógica".

Judite Barbosa do Nascimento – Nascida na Bahia e residente em Campos Belos há 20 anos. É proprietária fundadora do Lar dos Idosos da Baiana, uma instituição filantrópica.